• Carregando...
Arbitral em um hotel de Curitiba definiu os detalhes do Campeonato Paranaense 2014: menos datas e mais decisões | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Arbitral em um hotel de Curitiba definiu os detalhes do Campeonato Paranaense 2014: menos datas e mais decisões| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Sem surpresas, mas com mudanças, o Paranaense 2014 – o centésimo da história – oficializou ontem sua fórmula de disputa em arbitral realizado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Encolhido por causa da Copa do Mundo, que paralisará o calendário do futebol nacional por pouco mais de um mês (12/6 a 13/7), o campeonato passará de 24 para 17 datas – redução de 30%.

A tabela completa será divulgada na próxima semana, mas a rodada de estreia acontece em 19 de janeiro. O campeão, por outro lado, deverá ser conhecido no dia 13 de abril.

Assim como ficou acordado em reunião prévia en­­tre os 12 clubes parti­­ci­­­­pantes (Arapongas, Atlético, Cia­­norte, Coritiba, J. Ma­­lu­­celli, Londrina, Ma­­rin­­gá, Operário, Paraná, Prudentópolis, Rio Branco e Toledo), o torneio terá 11 rodadas de fase classificatória (todos contra todos), além de três rounds de mata-mata (dois jogos cada), com o primeiro colocado enfrentando o oitavo, segundo contra sétimo e assim sucessivamente.

O time com melhor campanha decidirá a vaga em casa, contudo, sem critério de vantagem por gol fora de casa. Em caso de empate nos 180 minutos, haverá pênaltis. No turno único de classificação, os seis melhores colocados da última edição (Londrina, Coritiba, Atlético, Paraná, J. Malucelli e Operário) jogarão seis partidas em casa e cinco como visitantes.

Aprovado pelos clubes, o regulamento também pode ser mantido para a edição de 2015, lembrando que o mesmo foi alterado especialmente por causa do Mundial. "Não dá para termos uma definição nesse sentido ainda. Pelos nossos filiados, se as datas [oferecidas pela CBF] forem as mesmas, a sugestão é de que permaneça o mesmo formato", explicou o presidente da FPF, Hélio Cury. "É muito interessante porque você tem um ganho técnico e uma maior preparação para o Nacional", elogiou o superintendente de futebol do tetracampeão Coritiba, André Mazzuco.

As duas vagas do Estadual para a Série D serão definidas de acordo com o somatório de pontos nas duas etapas do campeonato. Já os dois rebaixados serão conhecidos por meio de uma espécie de Torneio da Morte, com quadrangular entre as quatro piores equipes da fase classificatória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]