i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
600 K

Equipe da internet surpreende favoritos

Time formado por corredores de todo o país, que se juntou apenas na véspera da largada, fatura a prova entre São Paulo e Rio

  • PorAngelo Binder
  • 24/10/2010 21:12
A comemoração do time vencedor na Praia de Ipanema: atletas se encontraram apenas na véspera da largada | Marcos Ribolli/Nike
A comemoração do time vencedor na Praia de Ipanema: atletas se encontraram apenas na véspera da largada| Foto: Marcos Ribolli/Nike

Rio de Janeiro - Quando Manoel Pereira Borges, de 41 anos, cruzou na liderança a linha de chegada do segundo dia do Desafio dos 600 K São Paulo – Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, se configurou a maior surpresa da prova. Naquele momento, a equipe formada pela internet deixava para trás fortes adversários e disparados favoritos, como o time de Belo Horizonte, melhor colocado no primeiro trecho, entre a capital paulista e Maresias, e campeão de 2009. No terceiro e último dia, no percurso entre Angra e Rio, a zebra se transformou em realidade.

Enquanto as outras 19 equipes tiveram tempo para treinar, a Nike + era formada por corredores de todos os cantos do país, vindos de uma seletiva nacional que terminou no mês passado. Definidos os 13 integrantes, eles receberam planilhas de treinos por e-mail e apenas se encontraram na quarta-feira passada, véspera da largada na capital paulista.

Os times eram formados por dez titulares e três reservas. Os corredores se revezaram em até 25 trechos por dia, cada um de 6 a 10 km. Três atletas obrigatoriamente tinham de ter menos de 25 anos. Com a intenção de evitar que atletas profissionais participem, nenhum poderia ter tempo abaixo de 35 minutos em provas de 10 km..

Na formação vencedora, pessoas de origem simples como Manoel, natural de Pilão Arcaico, no interior da Bahia. "Não mudamos nunca a nossa estratégia. Todos os corredores se doaram e fizeram seus trechos. A base de tudo foi nossa concentração, mesmo quando estávamos a mais de 15 minutos do primeiro colocado", explicou o técnico Kim Cordeiro, logo na chegada dos campeões debaixo de chuva, sábado, na Praia de Ipanema.

Manoel e companhia vibraram com o primeiro lugar na difícil prova. Em 36h57min59s, o grupo superou areia, asfalto, trilha, as poucas horas de sono (média de três horas por noite) e o cansaço mental e físico. Os Filhos do Vento, do Rio de Janeiro, fecharam em segundo lugar,com o tempo de 37h46min04s. Organizadora dos 600K, a Nike premiará os campeões com fornecimento de material esportivo por um ano.

Curitiba fora do top 10

Vice-campeã em 2009, Curitiba decepcionou. Os paranaenses terminaram o primeiro dia em 9.º e encerraram a prova em 11.º lugar, "O regulamento mudou e nós não conseguimos mandar o que tínhamos de melhor", justificou Adcley Souza, que participou da corrida pela segunda vez. "Os caras se superaram. Tinha gente que nunca correu tanto quanto neste fim de semana. Nós não trouxemos o melhor que tínhamos", comentou o técnico de Curitiba, Tadeu Natálio.

O jornalista viajou a convite da organização.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.