• Carregando...
Rubens Barrichello completou 109 voltas com a sua Williams, registrou o décimo melhor tempo e parou no meio da pista, com problemas mecânicos | Marcelo Del Pozo/Reuters
Rubens Barrichello completou 109 voltas com a sua Williams, registrou o décimo melhor tempo e parou no meio da pista, com problemas mecânicos| Foto: Marcelo Del Pozo/Reuters

Se os pilotos, em especial, estavam bastante incomodados com o fato de a FIA e a associação das equipes, a Fota, terem definido apenas 15 dias de treinos antes do início do campeonato, as chuvas constantes no sul da Espanha, onde se localizam os três circuitos designados para os testes, estão comprometendo ainda mais a sua preparação. Ontem, a exemplo do ensaio da semana passada lá mesmo, a pista de Jerez de la Frontera, o asfalto permaneceu molhado praticamente o dia todo.

"O clima não permite que sigamos o programa de experiências planejado", disse o alemão Michael Schumacher, da Mercedes. A direção da Ferrari propôs, ontem mesmo, que em 2011 a Fórmula 1 "vá para um lugar quente, seco e que não chova". A previsão para esta quinta é de chuva novamente.

Diante da instabilidade do tempo e a possibilidade de os pilotos terem gasolina no tanque para a simulação de classificação, 10 quilos, ou o início da corrida, 170 quilos, as marcas registradas nesta quarta passam a ter pouca representatividade.

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, no fim da tarde estabeleceu 1min22s593, tendo completado, esse sim um dado importante, 99 voltas no traçado de 4.428 metros (438,3 quilômetros). Já o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, apesar de terem marcado o segundo e o terceiro tempos, respectivamente, da mesma forma quando a chuva deu uma leve trégua, enfrentaram dificuldades com o equipamento, a ponto de pararem no meio da pista e interromper o treino, o que também é normal nos testes de pré-temporada. Hamilton fez 1min23s017, com 72 voltas. Massa, 1min23s204 e o mesmo número de voltas.

O brasileiro Rubens Barrichello, com Williams, a exemplo de Massa e Hamilton, parou na pista com problemas. Mas completou 109 voltas, com 1min27s320 na melhor, em décimo lugar. A diferença de 4 segundos e 727 milésimos para Hamilton exemplifica bem como a diferença no volume de gasolina interfere no resultado.

A Lotus estreou bem. O malaio Fairuz Fauzy completou 76 voltas. Já a Virgin, do brasileiro Lucas Di Grassi, de novo quase não andou – apenas 10 voltas, com o alemão Timo Glock.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]