• Carregando...
Veja o que o torcedor paranaense espera de 2010 |
Veja o que o torcedor paranaense espera de 2010| Foto:

Coxas prometem apoio total

Apesar de ser o clube com as maiores incertezas em 2010, o Coritiba tem ao menos uma garantia: o apoio da torcida. Ao serem questionados sobre como os alviverdes se comportarão em relação à perspectiva de o time jogar fora do Couro Pereira, apenas 4,32% dos entrevistados disseram que haverá um afastamento total do público. Para 38,02%, o incentivo será incondicional, enquanto 32,43% acreditam no apoio na medida em que o trabalho da diretoria e do time for bem feito.

Leia a matéria completa

Rubro-Negro diz que pessimismo será superado

O trabalho do Atlético em 2010 é para contrariar a expectativa de­­mostrada pela pesquisa. Se 41,44% dos entrevistados acham que o clube continuará lutando para não ser rebaixado, o diretor de futebol Ocimar Bolicenho garante que o clube "quer passar bem longe disso". Ele reconhece que o desempenho dos últimos anos trouxe descrença no futebol local. "É bastante natural esse sentimento. Cabe a nós mudar esse cenário pessimista. Pessoalmente, tenho muita confiança no planejamento que estamos fazendo", comentou.

Leia a matéria completa

Herança maldita afasta paranistas da Vila Capanema

Reordenado na eleição de novembro, o grupo que há seis anos dirige o Paraná lida com o ônus que ajudou a construir. As administrações ruins levaram a culpa pela redução da média de público na Vila para 36,40% dos entrevistados. O presidente Aquilino Romani aposta que uma boa administração deve ter transparência, formar um time competitivo e contar com um pouco de sorte. "Se os resultados vieram, o público retorna", aposta.

Leia a matéria completa

O torcedor paranaense começa 2010 receoso. O histórico re­­cente de Atlético, Coritiba e Paraná traz incertezas para a temporada. Mais da metade dos fãs dos clubes locais prevê outro ano obscuro, com os ti­­mes limitados a coadjuvantes ou perdendo ainda mais espaço no cenário nacional. A falta de confiança foi detectada por um questionário feito pelo Ins­­ti­­tuto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo. O levantamento, realizado entre os dias 19 e 22 de dezembro, ouviu 555 pessoas na capital. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos. As respostas foram computadas pelo resultado geral e também segmentadas para cada torcida.

Na avaliação de 21,26% dos entrevistados, o futebol paranaense terá um papel secundário, enquanto outros 30,09% creem na perda de representatividade do estado, um total de 51,35%.

Mas também há esperança. Para 44,50% das pessoas ouvidas, 2010 decretará o início de um processo de recuperação e crescimento do futebol. Já 4,14% não sabem o que esperar nos gramados este ano.

Entre atleticanos, coxas e paranistas, a maior expectativa de recuperação está entre os que pior terminaram 2009: 48,48% dos torcedores do Coritiba esperam que o clube se reerga este ano. O número é de 45,34% no caso dos rubro-negros e 44,83% dos tricolores.

No Paraná, os torcedores lideram o pessimismo, com 35,63% apostando que o clube perderá ainda mais espaço no futebol nacional. O descrédito é de 28,74% entre os atleticanos ouvidos e 27,27% entre os alviverdes. Quem não torce nem simpatiza por ninguém também prevê uma participação mais acanhada dos clubes nacionalmente, com 35,71% de escolhas para este item.

Outra resposta comprova as incertezas. Reviver 2005, último ano com o trio curitibano na Primeira Divisão, só será possível para 17,30% dos entrevistados. A maioria, 42,70%, disse acreditar que o Campeo­­nato Brasileiro de 2011 será como o de 2010, com representantes paranaenses na Séries A e B. Para 14,05% o cenário mais provável é pior, com uma flutuação nas Séries A, B e C.

"A avaliação do futebol paranaense é muito ruim", avaliou o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo. Para ele, o descrédito esbarra em todos os times. "Com relação ao Atlético, 41,44% dos entrevistados consideram que o clube vai apenas lutar para não cair este ano. É uma perspecti­­va muito pequena", comentou. No caso do Tricolor, ele atribuiu o desânimo aos resultados em campo. Em relação ao Coritiba, apesar do fracasso em 2009, ele detectou a "boa vontade dos torcedores em apoiar, desde que o time corresponda".

A pesquisa também apontou quais seriam as alternativas para o crescimento do futebol paranaense em 2010. Na ponta do ranking está a formação de parcerias fortes com empresários e investidores, citada por 22,88% dos entrevistados. A opção lidera as sugestões de atleticanos e coxas-brancas, enquanto a maioria dos paranistas aponta o aproveitamento das categorias de base como um grande trunfo para mudar a face do futebol local na temporada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]