O sonho de participar das Olimpíadas levou Ketlen Lima da Costa, 13 anos, até o Portal do Futuro Bairro Novo, há dois anos. E logo nas primeiras braçadas a curitibana descobriu a aptidão para a natação.
“Conheci treinadores, comecei a competir e não parei mais. Se eu tivesse iniciado em uma academia particular, não teria as mesmas oportunidades que tenho tido aqui”, diz Ketlen.
Curitiba dispõe atualmente de mais de 500 espaços públicos esportivos – lista que você encontra mapeada no site da Gazeta do Povo. Entre eles, estão quatro Portais do Futuro e 26 Centros de Esporte e Lazer (CEL), números do site da Prefeitura.
“Ocupar a cidade é trabalhar um sentimento de pertencimento”, afirma o prefeito Gustavo Fruet. Como um incentivo para que a população use as ciclovias, Fruet costuma pedalar por Curitiba. “No momento em que as pessoas estão na rua, isso se reflete até no cuidado com as coisas”, completa.
Para o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Mezzadri, a ocupação é também fundamental para o desenvolvimento do esporte. Referência na área de políticas públicas, Mezzadri explica que a oferta é responsabilidade do governo. “A gente precisa pensar na democratização do acesso ao esporte”, explica.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) de Curitiba, Aluísio Dutra Junior, garante que a cidade é privilegiada na oferta. Para Dutra Junior, o trabalho deve focar na criação de políticas públicas que incentivem a sociedade. “O que a gente precisa fazer é organizar maneiras de ocupação”, afirma.
Não há apenas locais públicos para lazer disponíveis. Em ginásios cedidos pela Secretaria de Esporte e Lazer do Paraná, a cidade abriga o Centro de Excelência de Ginástica e um programa de iniciação ao vôlei apoiado pelo técnico Bernardinho. É o principal equipamento mantido pelo governo do estado.
A Praça Oswaldo Cruz, que está fechada para reformas, também será um centro para curitibanos que querem ser profissionais do esporte. Ketlen é uma das jovens atletas que aguardam a reabertura do local. “Eu quero treinar muito para dar um futuro para minha família”, planeja.



