• Carregando...
Paulo Baier, principal fonte de criatividade do ataque atleticano, volta contra o Inter | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Paulo Baier, principal fonte de criatividade do ataque atleticano, volta contra o Inter| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Paulo Baier já era o maestro do Atlético desde a sua estreia, há pouco mais de um ano. Agora, com o novo esquema tático implantado pelo técnico Paulo César Carpegiani, o camisa 10 tornou-se ainda mais fundamental para o Furacão.

No desenho tático adotado pelo treinador, uma linha de quatro defensores fica praticamente fixa atrás, com subidas esporádicas de Wagner Diniz e Bruno Costa. O setor defensivo ainda é ajudado por dois volantes, que mais marcam do que atacam.

Com Paulinho aberto na es­­querda, Bruno Mineiro avançado pela direita – posição que deve ser ocupada por Guerrón – e um centroavante mais à frente, a criatividade do ataque atleticano acaba ficando muito dependente de Paulo Baier.

Mesmo sendo difícil esconder o fato, o meia de 35 anos desconversa sobre a responsabilidade que carrega. "Está bom. Acho que todo mundo está bem, demorou um pouquinho para se adaptar, mas agora a equipe está bem adaptada [ao esquema tático]", opinou o jogador.

Não foi à toa que nas últimas duas vitórias o técnico Carpegiani destacou muito a atuação do experiente meia. Indagado se algum jogador atleticano merecia ser convocado por Mano Menezes, o treinador só lamentou que Baier não possa estar na seleção por causa da idade.

Para o jogo do Fluminense, amanhã, o meia espera repetir o bom resultado obtido no ano passado. "Eu me lembro muito bem. Fui até eu que fiz o gol de falta, em Londrina", ressaltou o jogador, referindo-se ao 1 a 0 pelo Brasileiro de 2009, quando o Atlético teve de jogar no Estádio do Café porque a Baixada estava interditada por causa de bombas soltadas no Atletiba dias antes.

O sabor de vencer o Tricolor carioca no Maracanã já é algo mais antigo. A última vez em que isso ocorreu foi em 2006, com gols de Marcos Aurélio e Dênis Marques. Quatro anos depois, não será fácil conseguir a terceira vitória consecutiva neste Brasileiro.

"Vamos enfrentar um Fluminense que está motivado, que vai buscar a primeira colocação. Sabemos que é um jogo complicado. Mas acertamos o nosso padrão, a equipe está equilibrada em todos os setores. Espero que possamos fazer novamente um bom jogo e conseguir uma vitória", afirmou Baier, que destacou a preparação física e a dedicação de todos na marcação para o bom desempenho nos últimos jogos.

Simon no apito

O gaúcho Carlos Eugênio Simon apitará Fluminense x Atlético. Será a primeira partida dele após ser o árbitro brasileiro na Copa do Mundo da África do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]