• Carregando...

Conhecido por ter sorte em sorteios, o técnico Luiz Felipe Scolari foi traído pelo destino neste domingo, dia em que foram sorteados os grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul (a América do Sul é o único continente que já começou a disputa). Portugal, de Felipão, caiu em um grupo complicado, ao lado de Suécia, Dinamarca, Albânia, Malta e Hungria.

A Itália caiu em um grupo que também poderá apresentar surpresas. A atual campeã mundial vai brigar com Bulgária, Irlanda, Montenegro, Chipre e Georgia.

Caminho mais fácil terá a Grécia, campeã da Eurocopa. Os gregos foram cabeças-de-chave e ainda foram brindados com Israel, Luxemburgo, Letônia, Moldávia e Suíça.

A França terá de suar para conseguir uma vaga no Mundial. Os franceses terão em sérvios e romenos os seus principais adversários na briga pelo primeiro lugar. Além deles, Ilhas Faroe, Áustria e Lituânia completam o grupo.

A situação da Alemanha é um pouco melhor. Apesar de cair na chave da Rússia, equipe que ganhou força depois que passou a ser treinada por Gus Hiddink, a equipe não deverá ter problemas com Liechtenstein, Azerbaijão, País de Gales e Finlândia.

Inglaterra poderá dar o troco

Depois de uma péssima participação na Copa de 2006, quando foi eliminada na primeira fase, a Polônia se recuperou nas eliminatórias para a Euro 2008, se classificando em primeiro lugar e jogando um bom futebol. Agora, poloneses terão de dar seqüência à boa fase enfrentando a favorita República Tcheca, San Marino, Eslovênia, Eslováquia e Irlanda do Norte, que poderá ser a zebra do grupo.

No Grupo 5, a Espanha surge como favorita ao primeiro lugar. Turquia e Bélgica brigarão pela vaga na repescagem. Estônia, Armênia e Bósnia-Herzegovina não deverão dar muito trabalho.

Depois da eliminação para a Croácia, nas eliminatórias da Euro, a Inglaterra terá a chance de dar o troco. Ingleses e croatas caíram no mesmo grupo, ao lado de Ucrânia, que poderá incomodar, Bielorrússia, Cazaquistão e Andorra.

No único grupo com cinco seleções, a Holanda terá trabalho para garantir vaga na Copa da África do Sul. Apenas o primeiro se classificará. E não há vaga na repescagem para o segundo. Além dos holandeses, Noruega, Escócia, Macedônia e Islândia estão na chave.

Abedi Pelé e Karembeu foram os escalados para sortear os 53 países europeus para dividi-los em nove grupos. Para conseguir uma das 13 vagas européias, as seleções se enfrentam dentro do grupo e o primeiro de cada chave se classifica direto para a Copa do Mundo. Os segundos colocados (tirando o grupo 9, que tem um time a menos) passarão por outro sorteio para definir quatro confrontos diretos. Os vencedores também vão à Copa.

Conheça os grupos da Europa:Grupo 1

PortugalSuécia Albânia Malta Hungria Dinamarca

Grupo 2

GréciaIsrael Luxemburgo Letônia Moldávia Suíça

Grupo 3

Polônia San Marino Eslovênia Eslováquia Irlanda do Norte República Tcheca

Grupo 4

Alemanha Rússia Liechtenstein Azerbaijão País de Gales Finlândia

Grupo 5

Espanha Turquia Estônia Armênia Bósnia-Herzegovina Bélgica

Grupo 6

Croácia Inglaterra Ucrânia Andorra Cazaquistão Bielorrússia

Grupo 7

França Romênia Sérvia Ilhas Faroe Áustria Lituânia

Grupo 8

Itália Irlanda Montenegro Georgia Chipre Bulgária

Grupo 9

Holanda Escócia Islândia Macedônia Noruega

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]