Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coritiba

Ex-volante vira “grata surpresa” na zaga alviverde

Para o técnico Dorival Júnior, ele é o mais regular da equipe. Para os demais jogadores, é um dos mais brincalhões no dia-a-dia. E, para a torcida, o volante-zagueiro Rodrigo Mancha é uma figura que se tornou quase indispensável no Coritiba.

Toda essa moral foi conquistada durante a atual temporada. Mancha (apelido que traz desde a infância por causa de uma marca de nascença no rosto) está no elenco profissional desde o segundo semestre de 2005, mas só neste ano é que conquistou o status de titular absoluto.

"Para mim ele é uma grata surpresa", admite o técnico Dorival Júnior, que após a saída do capitão Jéci, em junho, efetivou o versátil prata da casa como o terceiro defensor do Coxa.

No Brasileiro, Mancha é o quarto atleta que mais vezes foi titular: 23, só perdendo para Ricardinho, Maurício e Paraíba, respectivamente.

"Estou jogando durante o ano todo e a única coisa que mudou é que depois que o Jéci saiu passei a ser zagueiro", afirma o jogador. "Hoje, para mim, já é indiferente jogar em uma posição outra", avalia.

Presença importante em vários momentos da trajetória coxa em 2008, o camisa 5 chamou a atenção em dois momentos. Foi dele o passe (sem querer) para o atacante Henrique Dias marcar o gol do título paranaense contra o Atlético, na Arena, no dia 4 de maio. No Brasileiro, decidiu o jogo contra o Flamengo – fez o gol alviverde no 1 a 0 do dia 17 de julho.

"Meu negócio é tirar a bola lá atrás. Não deixar o Coritiba sofrer gols. Agora, fazer gols, deixa com o Keirrison que faz isso muito bem", avisa Rodrigo Mancha.

E para exercer essa fundamental tarefa defensiva, a exigência de um condicionamento físico perfeito foi a maior cobrança da comissão técnica do Alto da Glória. Para Dorival, Mancha só cresceu por conta do capricho na parte física.

"Desde o início do ano ele veio compenetrado a estar sempre muito bem fisicamente. Pela função que exerce, é essencial, e ele se condicionou a isso", revela o treinador.

Vinculado ao Verdão até julho do ano que vem, Rodrigo Mancha já iniciou negociação para renovar ainda antes do fim do Brasileiro. "Está tudo encaminhado para eu ficar mais tempo". É exatamente o que o torcedor deseja.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.