• Carregando...
Fabiana saltou 4,85 metros e garantiu primeiro ouro do Brasil no Mundial de Atletismo | Max Rossi/Reuters
Fabiana saltou 4,85 metros e garantiu primeiro ouro do Brasil no Mundial de Atletismo| Foto: Max Rossi/Reuters

A saltadora Fabiana Murer entrou definitivamente para a história do esporte brasileiro nesta terça-feira (30), ao vencer a disputa de salto com vara no Mundial de Atletismo da Coreia do Sul. Com ela, o País conquistou a sua primeira medalha de ouro em todas as edições do Mundial. A atleta alcançou a marca de 4,85 metros em seu salto.

A alemã Martina Strutz faturou a medalha de prata. Ela atingiu apenas 4,80 metros e ficou com a segunda colocação. O bronze da disputa feminina foi conquistado pela russa Svetlana Feofanova, com 4,75 metros.

A melhor marca da carreira de Fabiana foi obtida no dia 4 de junho de 2010, com 4,85 metros, que também é o recorde sul-americano da prova, e foi igualada nesta terça-feira. A brasileira já havia sido campeã em 2010, mas do Mundial Indoor, realizado em Doha. Agora, conquistou o maior título da sua carreira.

Fabiana teve estratégia ousada ao decidir iniciar a disputa apenas na altura de 4,75 metros. E ela passou com facilidade pelo sarrafo. Depois, falhou em um salto, na primeira tentativa de alcançar 4,80 metros, mas passou em seguida. A brasileira superou depois o sarrafo de 4,85 metros. Este salto lhe garantiria o título mundial.

A atleta ainda tentou superar os 4,90 metros duas vezes e até mesmo chegar aos 4,92 metros, a melhor marca do salto com vara na temporada, mas não teve sucesso. Porém, o seu título mundial já estava garantido.

Rivais

Yelena Isinbayeva ficou fora do pódio. Recordista mundial do salto com vara e bicampeã olímpica, a russa era a principal favorita para a prova. Ela já havia sido campeã mundial em 2005 e 2007. Porém, repetiu a decepção do Mundial de 2009, realizado em Berlim, quando também não conquistou medalha.

A russa falhou na primeira tentativa de superar o sarrafo de 4,75 metros. Depois, tentou alcançar 4,80 metros duas vezes, o que ainda não conseguiu nesta temporada, e voltou a fracassar, sendo eliminada. Assim, concluiu a disputa apenas na sexta colocação.

Campeã mundial em 2009, a polonesa Anna Rogowska também decepcionou, não conseguiu alcançar 4,75 metros e terminou a disputa apenas em décimo lugar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]