• Carregando...
O técnico do Operário, Amilton Oliveira, sinaliza durante o treino do time | Henry Milléo/ Gazeta do Povo
O técnico do Operário, Amilton Oliveira, sinaliza durante o treino do time| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

Times com campanhas semelhantes e que esperam quebrar um jejum de títulos – além de embolsar um prêmio de R$ 50 mil oferecido pela RPC TV. É neste clima que Cianorte e Operário iniciam hoje, às 15h45, no Estádio Albino Turbay, a decisão do interior do Campeonato Paranaense. De um lado, o Leão do Vale do Ivaí, que não festeja uma conquista desde 2004, quando foi condecorado campeão do interior, conta com o apoio de sua torcida; do outro, o Fantasma, sem er­­guer esse troféu há uma década, chega gabaritado como a melhor equipe não curitibana do atual torneio.

Para o primeiro confronto, os cianortenses terão o desfalque do atacante Deives, lesionado. No entanto, o time treinado por Ro­­naldo Bagé terá o retorno do za­­gueiro Valdir, que cumpriu suspensão na derrota para o Coritiba na semana passada.

Bagé manteve mistério em torno da escalação, mas a equipe deve contar com o atacante Giancarlo, que busca terminar o Paranaense 2011 como o "artilheiro moral" da competição. Na primeira fase, o centroavante de 1,89 m de altura mar­­cou 12 gols, mesmo nú­­mero atingido por Bill e Davi, do campeão Coritiba.

Só que a Federação Parana­­ense de Futebol (FPF) anunciou que os gols marcados na decisão do interior não terão validade para efeitos de artilharia, o que desagradou o atacante: "Acho que deveria valer a final do interior porque se o Coritiba não fosse campeão antecipado e tivesse final do campeonato, iria va­­ler", destaca Giancarlo.

Por sua vez, o time de Pon­­ta Grossa considera a partida de hoje fundamental, já que seu retrospecto como visi­­tan­­te foi melhor do que como anfitrião no Estadual. Ao to­­do, o Alvinegro venceu oito ve­­zes longe de seus domínios, empatou duas partidas e perdeu apenas uma.

"A nossa campanha foi ótima, além das expectativas. E poderia ter sido ainda melhor se não tivéssemos perdido muitos pontos em casa. Nossa comissão técnica acreditou em um time que joga para fren­­te", avaliou o presidente Carlos Roberto Iurk. O mandante Operário obteve quatro triunfos, três empates e quatro derrotas. Para o duelo desta tarde, o Fan­­tasma terá força máxima.

Polêmica

Garantido na próxima Série D do Brasileiro, o Cianorte espera também se classificar para a Copa do Brasil de 2012. Terceiro colocado no Parana­­ense, o Operário já se considera dono da futura vaga. "Nós acreditamos que essa final vale a vaga para a Copa do Bra­­sil. Não faria sentido ser o me­­lhor do interior e não ter o direi­­to de disputar o torneio. Enquanto a Federação não se manifestar, manteremos a es­­perança", explica o gerente de futebol do Cianorte, Adir Kist.

A FPF afirmou, via assessoria de imprensa, que só indicará os no­­mes dos representantes do estado na competição nacional no fim do ano, após a Confederação Brasilei­­ra de Futebol oficializar o número de vagas a que o Pa­­ra­­ná terá direito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]