• Carregando...
Farfus comemora a importante vitória em Okayama, no Japão, que o deixou 13 pontos atrás do líder Gabriele Tarquini | www.fiawtcc.com/Divulgação
Farfus comemora a importante vitória em Okayama, no Japão, que o deixou 13 pontos atrás do líder Gabriele Tarquini| Foto: www.fiawtcc.com/Divulgação

Depois de um treino em tempo seco e estável no sábado, os pilotos do World Touring Car Champion­­ship (WTCC) tiveram de enfrentar um temporal nas duas corridas de Okayama, no Japão, nesse domingo, repetindo o que ocorreu em 2008. A BMW levou as duas corridas, deixando um de seus pilotos, o brasileiro Augusto Farfus, em terceiro no ranking e ainda na briga pelo título na próxima corrida, em Macau, no dia 22.

A primeira corrida começou com o safety car na pista e com muita água. Só depois de três voltas é que o carro saiu e o então líder Gabriele Tarquini acabou deixando a primeira posição escapar, com uma aquaplanagem, dando a liderança para Andy Priaulx, que a manteve até o fim da primeira corrida. "Foi uma corrida difícil. Tinha muita água parada e Gabrie­le (Tarquini) estava aquaplanando. Eu quase o segui para fora da pista. Nestas condições, você torce para que consiga se segurar. Jörg (Müller) estava sempre no retrovisor e se a corrida tivesse mais uma volta ele teria ganhado", disse Priauxl ao si­­te oficial da categoria. Jörg Müller e Robert Huff completaram o pódio.

O colega de Priauxl na BMW, o brasileiro Augusto Farfus errou na mesma curva que Tarquini e perdeu posições. No entanto, após uma ultrapassagem perigosa sobre o Chevrolet do suíço Alain Menu, conseguiu se manter no oitavo lugar, garantindo a pole para a segunda prova do dia.

Essa primeira posição foi decisiva para Farfus na segunda disputa. Müller e Tiago Monteiro se envolveram em um acidente logo no início, o que atrapalhou a vida de Tarquini. Para desviar do acidente ele cortou uma curva e acabou sofrendo um drive-through (penalidade), caindo para a sétima posição – algo muito bom para Farfus, que liderou a corrida do início até o final.

"O fim de semana começou bem e tínhamos um bom acerto, mas aí veio a chuva e misturou os carros. Como Andy (Priaulx) descobriu na primeira corrida, quando você está liderando é o primeiro a se aproximar das poças, onde você pode aqua­­planar. Eu tive de me concentrar e eu estou feliz que a BMW conseguiu a vitória nas duas corridas, o que torna tudo possível", contou Farfus, também ao site oficial do WTCC. Priauxl ficou em segundo, Müller em terceiro e Menu em quarto.

No saldo do fim de semana, Tar­­quini lidera o WTCC por dois pontos (115 pontos) à frente de Müller (113), o atual campeão, e 13 de Far­­fus (102 pontos). O companheiro do brasileiro, Priauxl, está em quarto, com 84 pontos. Já no que diz respeito às equipes, a Seat está na frente da BMW por três pontos no campeonato dos construtores.

Outro brasileiro, João Paulo de Oliveira, correu como convidado em um Seat, ficando em 22.º na pri­­meira corrida e em 14.º, na segunda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]