• Carregando...
Federer vai à rede para rebater bola no duelo com Djokovic em Wimbledon | Leon Leal/AFP
Federer vai à rede para rebater bola no duelo com Djokovic em Wimbledon| Foto: Leon Leal/AFP

Roger Federer deu um grande passo nesta sexta-feira (6) para conquistar o heptacampeonato de Wimbledon. O tenista suíço se garantiu na decisão do Grand Slam inglês ao vencer o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6, 6/4 e 6/3, e ficou a um triunfo de mais um título no tradicional torneio disputado em quadras de grama em Londres.

A vitória também garantiu a Federer - atualmente na terceira posição - a chance de reassumir a liderança do ranking mundial, que hoje pertence justamente a Djokovic. O sérvio defendia os pontos pela conquista do título de Wimbledon do ano passado e agora precisará "secar" o rival na final de domingo.

O suíço espera agora a definição do outro finalista, que será conhecido também nesta sexta-feira no confronto entre o britânico Andy Murray e o francês Jo-Wilfried Tsonga. Caso confirme seu favoritismo e seja campeão, Federer irá ultrapassar o espanhol Rafael Nadal e Djokovic, assegurando o retorno ao topo do ranking.

Uma vitória na decisão de domingo ainda fará ele se igualar ao norte-americano Pete Sampras, que também conquistou sete títulos em Wimbledon. O suíço passou a contabilizar 65 vitórias no total em Wimbledon, depois de ter ultrapassado a marca de 63 de Sampras. Ele só ganhou menos vezes neste torneio do que o também norte-americano Jimmy Connors (84 vitórias) e o alemão Boris Becker (71).

Se realmente retomar a liderança do ranking da ATP, Federer irá igualar um outro recorde de Sampras, que acumulou 286 semanas na ponta da listagem da entidade, mesmo tempo que o suíço garantirá no topo com o título no domingo.

O triunfo desta sexta também fez Federer encerrar um jejum diante de Djokovic, que havia superado o suíço nos três confrontos anteriores, em outras três semifinais, no US Open de 2011 e neste ano no Masters 1.000 de Roma e em Roland Garros.

A última vez que Federer havia batido o sérvio foi na semifinal de Roland Garros do ano passado, quando encerrou a invencibilidade do adversário naquela temporada. Com a vitória desta sexta, ele ampliou a vantagem no retrospecto geral do duelo com o rival. Agora contabiliza 15 vitórias e 12 derrotas.

O jogo

Seis vezes campeão de Wimbledon, Federer soube usar o saque de forma eficiente para minar as chances de Djokovic. Com 12 aces, ele ainda ganhou 75% dos pontos que disputou quando encaixou o primeiro serviço. Para completar, colocou pressão sobre o sérvio e converteu o único break point que teve no primeiro set para abrir vantagem e garantir a vitória por 6/3.

Na segunda parcial, porém, Djokovic reagiu e aproveitou uma de duas chances de quebrar o serviço de Federer. Sem dar nenhuma oportunidade de quebra ao suíço, o sérvio devolveu o placar de 6/3.

A partir do terceiro set, entretanto, Federer voltou a jogar de forma sólida e retomou a pressão sobre Djoko, que conseguiu salvar quatro de cinco break points, mas não foi feliz na única oportunidade de quebra proporcionada pelo adversário nesta parcial. Desta forma, o suíço assegurou a vantagem mínima de 6/4.

A história se repetiu no quarto set, com Federer aproveitando uma de cinco chances de quebrar o saque de Djokovic, que nem sequer conseguiu ter um break point na parcial. No fim, o sérvio caiu ao cometer mais do que o dobro de erros não forçados do que o suíço (21 a 10). Federer ainda acumulou 31 winners, diante de 28 do rival.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]