• Carregando...
Roger Federer garantiu a liderença do ranking da ATP por mais uma temporada com o resultado em Melbourne | Torsten Blackiwood/AFP
Roger Federer garantiu a liderença do ranking da ATP por mais uma temporada com o resultado em Melbourne| Foto: Torsten Blackiwood/AFP

Rafael Nadal

"Há algo estranho lá dentro"

Depois de deixar o Aberto da Austrália na terça-feira por causa de uma lesão no joelho direito, quando perdia o terceiro set para o britânico Andy Murray após ser derrotado nos dois primeiros, o espanhol Rafael Nadal será submetido a novos exames em seu país para saber qual é a gravidade do problema.

O segundo colocado do ranking mundial vem sofrendo por causa de uma tendinite que também o deixou afastado por dois meses na temporada passada, quando acabou ficando fora do Torneio de Wimbledon, um dos quatro Grand Slams do ano. "Nós não sabemos a gravidade da lesão, mas há algo acontecendo lá dentro (do joelho), algo que não existia antes", afirmou Toni Nadal, tio e treinador do tenista, durante entrevista concedida em Melbourne. Ele ressaltou que seu sobrinho tomou a "decisão certa" ao desistir do duelo contra Murray.

O suíço Roger Federer se recuperou de um revés no primeiro set para se garantir na 23.ª semifinal seguida de Grand Slam. Ontem, o líder do ran­­king da ATP derrotou o russo Nikolay Davy­­den­­ko por 3 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3, 6/0 e 7/5, pelas quartas de final do Aberto da Austrália.

Federer ganhou suas 12 primeiras partidas contra D­­a­­vydenko, mas estava sob pressão, já que havia perdido os dois últimos confrontos disputados com o russo, no ATP Fi­­nals, em novembro de 2009, e no Torneio de Doha, neste mês.

O suíço, que já venceu 15 Grand Slams na sua carreira, chegou a estar ameaçado ontem. Depois de perder o primeiro set, Federer chegou a ter seu serviço quebrado na segunda parcial. Porém, venceu 13 games seguidos e assumiu o controle da partida.

Com o triunfo, Federer também garantiu a liderança do ran­­king da ATP na lista que será divulgada na próxima segunda-feira. Nas semifinais, o suíço vai enfrentar o francês Jo-Wilfried Tsonga, que superou uma batalha de três horas e 52 minutos para bater o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 2, com parciais de 7/6, 6/7, 1/6, 6/3 e 6/1.

Terceiro colocado do ran­­king mundial, Djokovic acabou eliminado pelo décimo cabeça de chave em Melbourne. Apesar disso, Tsonga não entrou em quadra como azarão, pois ampliou a sua superioridade no retrospecto de confrontos com o sérvio. O triunfo foi o quinto em sete partidas contra o rival.

Na semifinal contra Federer, Tsonga tentará alcançar a sua segunda vitória consecutiva diante do suíço, depois de tê-lo derrotado no Masters 1.000 do Canadá de 2009. Será o terceiro confronto entre os dois, sendo que o primeiro deles Federer venceu no Masters Series de Madri, em 2008.

Melo avança

O brasileiro Marcelo Melo assegurou ontem vaga na semifinal do torneio de duplas mistas do Aberto da Austrália. Jo­­gando ao lado da italiana Flavia Pennetta, ele obteve o feito ao derrotar a parceria formada pela tcheca Barbora Strycova e pelo austríaco Oliver Marach por 2 sets a 0, com duplo 6/4, em Melbourne.

Com o resultado, Melo lutará por um lugar na final contra a russa Ekaterina Makarova e o tcheco Jaroslav Levinsky, que superaram a norte-americana Raquel Kops-Jones e o belga Dick Norman por 6/4 e 7/6. Essa é a terceira vez que Me­­lo vai à semifinal de um Grand Slam em um torneio de duplas. No ano passado, ele jogou pelo título nas mistas de Roland Garros ao lado da norte-americana Vania King. Antes disso, em 2007, o brasileiro foi à semifinal de parcerias masculinas em Wimbledon, quando jogou junto com o compatriota André Sá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]