• Carregando...
Federer reina absoluto em Roland Garros | Bogdan Cristel / Reuters
Federer reina absoluto em Roland Garros| Foto: Bogdan Cristel / Reuters

Roger Federer mostrou um tênis impecável e não encontrou problemas para superar o francês Gael Monfils e avançar às semifinais em Roland Garros. Por 7/6(6), 6/2 e 6/4, o suíço fechou a vitória em 2h10m, e só não o fez mais rápido porque o adversário pediu a presença do fisioterapeuta em quadra após o segundo set.

A duas vitórias do título, Federer é o favorito disparado para levantar o troféu em Paris. Rafael Nadal, Andy Murray e Novak Djokovic, seus principais rivais, já foram eliminados, e o suíço tem retrospecto amplamente favorável contra todos os tenistas restantes na chave.

Seu próximo adversário em Roland Garros será o argentino Juan Martín Del Potro (5 do mundo), que eliminou o espanhol Tommy Robredo (17) por 6/3, 6/4 e 6/2. A outra semifinal será disputada entre o sueco Robin Soderling (25) e o chileno Fernando González (12). No retrospecto contra os três adversários em potencial, Federer tem 26 vitórias e uma derrota.

Se triunfar, o atual número 2 do mundo completará o career slam, nome dado ao feito em que o tenista conquista os títulos dos quatro Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), mesmo que em temporadas diferentes.

Na história do esporte, apenas cinco tenistas têm o career slam no currículo: Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson e Andre Agassi. Outra marca significativa na mira de Federer é o recorde de títulos em Grand Slams em simples. Uma vitória em Paris lhe dará o 14º troféu, o que o deixará igualado ao atual recordista, Pete Sampras.

Francês só ameaça no primeiro set

As poucas chances que Monfils teve no duelo contra Federer vieram no primeiro set. O tenista da casa teve break points no primeiro e no 11º games da parcial, mas o número 2 do mundo não falhou e confirmou seus saques até o fim da parcial. No tie-break, Monfils teve um set point, mas cometeu um erro não forçado e deixou Federer chegar à virada.

Depois disso, o suíço dominou. Abriu rapidamente uma vantagem confortável no segundo set e, na terceira parcial, não deu um break point sequer ao francês. No nono game, Federer finalmente quebrou o saque de Monfils e, em seguida, selou a vitória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]