• Carregando...

Marienfeld – Após a vitória sobre a Inglaterra, nos pênaltis, e a classificação para as semifinais da Copa do Mundo, o técnico da seleção portuguesa, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, acredita que sua equipe poderá agora superar a campanha de 1966, quando os lusitanos também chegaram à essa etapa.

"Foi importante alcançar a final da Euro-2004 e agora a semifinal, mas esperamos atingir um nível mais alto", afirmou o treinador.

O técnico também comparou o feito obtido neste Mundial com o título conquistado em 2002 à frente da seleção brasileira. "É mais difícil alcançar uma semifinal com Portugal do que uma final com o Brasil, porque há só 10 milhões de habitantes em Portugal, enquanto no Brasil são 180 milhões", completou.

Para a partida de quarta-feira, contra a França, em Munique, Scolari deverá contar com as voltas dos meias Costinha e Deco, que cumpriram suspensão. Petit, com o segundo cartão amarelo, será desfalque certo.

O técnico do Chelsea (Inglaterra), o português José Mourinho, um crítico contumaz de Felipão, se rendeu à campanha de sucesso do brasileiro na Copa da Alemanha.

"Estive um pouco em desacordo com ele, mas acredito que é um bom técnico para a seleção. Não há muitos treinadores portugueses capazes de levar a equipe como ele conseguiu. Tem méritos mais do que suficientes para continuar à frente do time", disse.

Scolari, que comanda Portugal desde 2003, tem contrato com federação de futebol do país até o dia 31 deste mês e já afirmou que, a partir de então, estará aberto a propostas.

Confiança

Mourinho também comentou a classificação portuguesa sobre a Inglaterra nos pênaltis. Para ele, o lance decisivo foi a defesa de Ricardo na primeira cobrança dos ingleses, de Lampard, que é treinado por Mourinho no Chelsea.

"Quando a equipe rival escolhe o seu melhor cobrador para chutar primeiro e o goleiro o pára, o que ninguém havia conseguido nos últimos dois anos, lhe dá [a Ricardo] muita confiança e, ao mesmo tempo, um duro golpe na autoconfiança dos ingleses", justificou o treinador português.

Herói da classificação portuguesa, o goleiro Ricardo concorda com Mourinho, ao dizer que sentiu a "falta de confiança" dos adversários nas cobranças.

"Vi nos olhos deles que o gol estava encolhendo. É óbvio que conhecemos um pouco de todos os jogadores que podem bater os pênaltis. Apesar de vermos muitos vídeos e jogos, (este) é um momento especial", declarou.

Ricardo já havia brilhado contra a Inglaterra nas quartas-de-final da Euro-04, quando, sem luvas, defendeu o pênalti de Darius Vassel e, na seqüência, cobrou o pênalti que classificou Portugal para a fase seguinte.

O goleiro, que disse que se concentrou em "um português pequenino entre muitos ingleses que estavam na arquibancada" durante a decisão, revelou ainda que recebeu um pedido de Figo.

"Figo disse-me que ia defender dois pênaltis. Agarrei três e depois disse-lhe: dois são para ti e outro para mim", contou o goleiro do Sporting.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]