• Carregando...

Atualizado em 22/10/2006, às 15h51

Tudo conspirou a favor do torcedor no GP do Brasil de Fórmula 1 neste domingo, a começar pela tarde de sol. Quem foi a Interlagos viu Michael Schumacher (Ferrari) mostrar sua genialidade na última corrida da carreira, ao cair para último e chegar em quarto. Assistiu a Fernando Alonso (Renault) administrar sua imensa vantagem e, com a segunda colocação, ser bicampeão mundial de pilotos. E, o melhor de tudo, acompanhou Felipe Massa conquistar de ponta a ponta sua primeira vitória no país.

Ayrton Senna havia sido o último brasileiro a vencer a prova, em 1993. Jenson Button (Honda) completou o pódio, e Rubens Barrichello terminou em sétimo. O espanhol somou no total 134 pontos na classificação, seguido se Schumi com, 121, e Massa, com 80. A Renault levou o título por equipes, com 206 pontos. A Ferrari foi a vice, com 201 no total.

Schumacher dá show no dia do adeus

Antes da largada, Schumacher recebeu uma homenagem e, de quebra, um beijo de Pelé. Após as luzes se apagarem, Massa saiu bem e segurou a primeira colocação. Schumi teve dificuldades, foi espremido, mas ganhou duas posições espetacularmente e pulou de décimo para oitavo. Alonso se manteve em quarto. As duas Williams se atrapalharam e bateram. Nico Rosberg saiu da pista e foi o primeiro a abandonar. Mark Webber parou logo depois.

Mas, na nona volta, ao ultrapassar Giancarlo Fisichella, o heptacampeão teve seu pneu furado e precisou voltar lentamente até os boxes, o que comprometeu sua luta pelo octa. Em último, o alemão pisou fundo novamente, tirando pouco a pouco a diferença para os adversários à sua frente.

No fim, alegria de Massa, Alonso e da torcida brasileira

Massa parou no pit na 25ª volta, retornando em terceiro e logo recuperando a liderança. Enquanto Alonso fazia uma corrida tranqüila, revezando-se entre a segunda e a terceira posição, Schumacher tirava tudo o que podia do seu Ferrari e, na 36ª volta, já era o oitavo, entrando na zona de pontuação. Nas arquibancadas, a torcida se dividia nos coros de apoio e apupo.

Um pequeno erro o obrigou a ultrapassar Kubica (Sauber) duas vezes. Sem mistério. O último pit stop da carreira do alemão foi perfeito: 7s6. Problemas no carro impediram uma reação maior. Desta vez, como em 2005, Alonso comemorou por último o merecido bi. Alegria igual, somente a de Massa, que teve condução perfeita em 71 voltas e foi recepcionado ainda na pista por torcedores eufóricos. Empunhou a bandeira, repetindo o gesto de Senna.

Massa e Alonso serão protagonistas em 2008. Schumi, o detentor dos principais recordes da Fórmula 1, rouba a cena pela última vez para sair dela definitivamente. Vai fazer falta.

Confira o resultado final do GP do Brasil:

1 - Felipe Massa (BRA/Ferrari/B) - 71 voltas2 - Fernando Alonso (ESP/Renault/M) - a 18s63 - Jenson Button (ING/Honda-M) - a a19s34 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B) - a 24s05 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M) - a 28s56 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M) - a 30s27 - Rubens Barrichello (BRA/Honda-M) - a 40s28 - Pedro de La Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M) - a 52s09 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M) - a 67s210 - Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B) - a uma volta11 - Scott Speed (EUA/STR-Cosworth/M) - a uma volta12 - Robert Doornbos (HOL/RBR-Ferrari/M) - a uma volta 13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/STR-Cosworth/M) - a uma volta14 - Christijan Albers (HOL/MF1 Spyker-Toyota/B) - a uma volta15 - Tiago Monteiro (POR/MF1 Spyker-Toyota/B) - a duas voltas16 - Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B) - a duas voltas17 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M) - abandonou18 - David Coulthard (ESC/RBR-Ferrari/M) - abandonou19 - Jarno Trulli (ITA/Toyota/B) - abandonou20 - Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B) - abandonou21 - Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B) - abandonou22 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B) - abandonou

Leia mais: GloboEsporte.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]