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Quase todos os ângulos: Ferrari prefere não mostrar segredo da aerodinâmica | Fotos: AFP
Quase todos os ângulos: Ferrari prefere não mostrar segredo da aerodinâmica| Foto: Fotos: AFP

Ao não expor a traseira do mo­­delo F10 para fotos, ontem, no seu lançamento, em Mara­­nello, os projetistas da Ferrari, Nikolas Tombazis e Aldo Costa, mostraram que o carro de Felipe Massa e Fernando Alonso recebeu atenção especial no que mais lhe faltou no ano passado: eficiência aerodinâmica do duplo difusor, a porção final do assoalho, de fundamental importância para o equilíbrio de todo o conjunto.

E a julgar também pela concepção da nova Williams FW32, que ontem realizou breve treino em Silverstone, a solução de frente longa, alta e fina, lançada pela Red Bull em 2009, deverá ser copiada pela maioria este ano. Hoje é a vez de a McLaren apresentar o MP4/25.

Brawn GP, Toyota e Williams co­­meçaram 2009 com a novidade do duplo difusor. Os demais, não. Tiveram de adaptar o projeto para o seu uso, o que é bem diferente de concebê-lo para o duplo difusor. Na Brawn GP, o re­­curso foi decisivo para impor enorme vantagem inicial aos concorrentes. Como Jenson But­­ton conseguiu abrir boa margem de pontos na classificação, conquistou o campeonato.

A Ferrari mostrou, ontem, que levou o conceito do duplo difusor a extremos, ainda que a partir do ano que vem já esteja proibido. Iniciou os estudos do F60 antes da maioria, tão logo compreendeu que o carro do ano passado não iria produzir muito, ainda em junho.

Claro que na próxima segunda-feira, quando as principais equipes vão treinar em Valên­­cia, na Espanha, será possível conhecer melhor o que a escuderia italiana quis esconder on­­tem. O próprio Ross Brawn, di­­retor-técnico da Brawn GP, hoje Mercedes, dizia com regularidade, ano passado: "A margem de desenvolvimento dessa ideia é ampla e, de fato, associada a outras áreas do carro, traz vantagens significativas."

Foi o que fez o grupo coordenado por Tombazis e Costa no F60. O mau tempo impediu Massa de realizar o chamado sha­­kedown do monoposto, primeiro teste, em Fiorano, como fez Nico Hulkenberg com a nova Williams na Inglaterra.

Stefano Domenicali, diretor da Ferrari, confirmou que uma dupla de pilotos tão capaz como a formanda por Alonso e Massa vão apressar o desenvolvimento do F60 notavelmente. "Precisamos ser competitivos desde o início, nosso problema nas últimas temporadas", co­­mentou.

Não teve como não falar de uma eventual disputa interna entre Massa e Alonso. Mas foi sucinto: "Boa sorte aos dois." O ita­­liano lembra, sempre, como conduziu a Ferrari nos três últimos anos. "Não houve e nem ha­­verá preferências."

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