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A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou mudanças para a próxima temporada da Fórmula 1. Em reunião do Conselho Mundial, em Doha, aboliu a pontuação dobrada na última corrida do campeonato, desistiu da relargada parada durante as provas e restringiu os critérios para a liberação da superlicença.

Novidade neste ano, a pontuação dobrada foi criticada desde seu anúncio, no fim de 2013. Antes do GP de Abu Dabi, que encerrou o ano, os questionamentos aumentaram porque a medida poderia alterar o resultado da disputa entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. O inglês venceu a corrida e "neutralizou" os efeitos da nova regra.

A FIA descartou também estabelecer a relargada parada dos carros a cada entrada do safety car. A sugestão surgiu após o grave acidente sofrido pelo francês Jules Bianchi no Japão. Já a ideia de criar um safety car virtual vingou, após ser testada em treinos livres. O sistema é acionado pela direção da prova quando os pilotos precisarem reduzir a velocidade em determinada parte do circuito.

Uma nova punição, de 10 s parado, após o pit stop, foi incluída na categoria. Sobre a superlicença, a partir de 2016 o piloto deve ter 18 anos e experiência de dois anos em categorias de base. Já sobre os carros, as novidades se concentram no peso. Eles deverão ter pelo menos 702 kg, sem o combustível. A FIA impôs limitações aos testes em túnel de vento, às variações nas suspensões e exigiu melhorias na proteção da célula onde fica o piloto, em mais uma consequência direta do acidente de Bianchi.

O caso da batida do francês ganhou ainda repercussão em relatório divulgado ontem. Segundo o documento da FIA sobre o acidente, o piloto errou ao não diminuir suficientemente a velocidade em trecho de bandeira amarela e pisou no freio e no acelerador ao derrapar. O texto exime a entidade de culpa.

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