• Carregando...
Circuitos de 2009 |
Circuitos de 2009| Foto:

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou ontem o calendário revisado da temporada 2009 da F-1, com 18 provas. A maior novidade foi a exclusão do GP do Canadá, disputado desde 1967 e que só ficou fora do calendário uma vez desde então, em 1987.

Com a retirada do país, o Brasil se tornou o único representante do continente americano na F-1 no próximo ano. Dessa maneira, a América do Norte, que chegou a contar com corridas no México, Canadá e Estados Unidos no mesmo ano, ficará de fora do calendário da F-1 em 2009.

A exclusão da corrida canadense já era prevista por causa dos problemas de segurança do circuito Gilles Villeneuve e da falta de áreas de escape na pista localizada na Ilha de Notre Dame, em Montréal, que passou a sediar o GP do país em 1978. No ano passado, o polonês Robert Kubica sofreu um grave acidente na pista.

Os outros circuitos que receberam GPs canadenses foram Mont-Trémblant, na província de Québec, e Mosport Park, nas proximidades de Toronto.

As outras mudanças em relação ao calendário provisório, que havia sido divulgado em junho, foram o remanejamento do GP da Turquia do mês de agosto para junho (substituindo o GP do Canadá) e a troca de datas das corridas da Itália e da Bélgica, em agosto e setembro.

Além dessa alteração, o GP do Brasil se tornará a penúltima prova do ano, em 1º de novembro, tirando da etapa de Interlagos o status de última corrida do calendário da F-1. A etapa final será o inédito GP de Abu Dhabi, em 15 de novembro. A temporada de 2009 será iniciada em 29 de março com o GP da Austrália, em Melbourne.

Neste domingo, no Japão, a categoria disputa a antepenúltima etapa desta temporada. Os treinos começam amanhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]