• Carregando...
Técnico Dorival Júnior já admitiu que se contenta com Sul-Americana. | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Técnico Dorival Júnior já admitiu que se contenta com Sul-Americana.| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Sete pontos abaixo do G4, o Coritiba sabe que ficou muito longe da briga por uma vaga na Libertadores após o empate em casa com o Goiás – matemáticos apontam apenas 4% de chances de classificação para o torneio internacional. A menos que consiga uma arrancada espetacular no desfecho do Brasileiro, o Alviverde deve assumir, a partir do jogo de hoje contra o Flamengo, às 20h30, no Maracanã, a condição de fiel da balança nas acirradas brigas pelo título e contra o rebaixamento.

Dos oito jogos restantes, dois são fora de casa contra candidatos à taça: além do Rubro-Negro carioca, o atual líder Grêmio. Mas é na parte debaixo da tabela que o Coxa pode fazer mais diferença. Ainda enfrenta Atlético-MG, Ipatinga, Náutico, Santos e Vasco. Exceto o time do interior mineiro, todos no Couto Pereira.

A partida contra o quinto colocado Flamengo, salvo mudanças drásticas na classificação, é o mais próximo de um confronto direto que o Coritiba terá até o fim do campeonato. Uma vitória alviverde, além de minar o sonho de título dos cariocas, renovaria a esperança de Libertadores. "Estamos seis pontos atrás deles (flamenguistas) e podemos encurtar a distância pela metade", diz o zagueiro Felipe, seguindo o discurso dos companheiros, na contramão das probabilidades, de que o time segue firma na briga.

Mas, para ter efeito considerável na projeção das chances, quem sabe voltando a um patamar acima de 10%, o triunfo no Rio de Janeiro teria de vir acompanhado de tropeços dos atuais componentes do G4 – Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo.

O técnico Dorival Júnior chegou a comentar recentemente que a classificação para a Sul-Americana estaria de bom tamanho para o ano de retorno à Série A (a probabilidade é de 96%), o que deixaria o time tranqüilo para as últimas partidas. Mas acredita que o Coxa ainda pode aprontar alguma surpresa. "Esse perde-e-ganha geral deve continuar até o fim da competição. Por isso vai se sobressair a equipe que conseguir demonstrar regularidade, e é disso que estamos atrás", analisa, considerando a partida desta noite importantíssima para delinear o futuro no Brasileiro, mas evitando usar termos como "última chance".

Os jogadores admitem que dar adeus ao G4 poderia tornar o time menos competitivo nas últimas rodadas. "Sempre jogamos para vencer, mas disputar uma vaga na Libertadores torna a motivação ainda maior", afirma o artilheiro Keirrison, deixando claro que é bom os adversários dos adversários torcerem para que o Coritiba faça a balança pender para o seu próprio lado.

Na TV

Flamengo x Coritiba, às 20h30, no SporTV.

* * * * * *

No Rio de Janeiro

Flamengo

Bruno; Jaílton, Airton (Dininho) e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró, Kléberson, Ibson e Fernando (Éverton); Marcelinho Paraíba e Obina. Técnico: Caio Júnior.

Coritiba

Vanderlei; Maurício, Felipe e Rodrigo Mancha; Marcos Tamandaré, Alê, Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Ariel e Keirrison. Técnico: Dorival Júnior.

Estádio: Maracanã. Horário: 20h30. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS). Auxs.: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e José Javel Silveira (RS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]