• Carregando...

A Fifa anunciou nesta sexta-feira que iniciou o processo para escolher as sedes da Copas do Mundo de 2018 e de 2022 através de uma circular às associações elegíveis, que terão o prazo de até o dia 2 de fevereiro para enviarem sua declaração de interesse.

O Comitê Executivo da Fifa decidiu em dezembro passado em Tóquio desenvolver um processo de candidatura simultânea para as edições do Mundial, que se prolongará durante 24 meses e que terminará em dezembro de 2010, data na qual o Comitê Executivo designará os anfitriões.

A circular enviada pela FIFA lembra que as associações filiadas à Confederação Africana (CAF) não poderão disputar o direito de receberem a competição de 2018, por causa da realização da Copa de 2010, na África do Sul.

Já os países da Conmebol não terão a oportunidade de disputarem o direito de receberem os Mundiais de 2018 nem de 2022 por causa da realização da Copa de 2014, no Brasil.

Além disso, insiste que "não designará como organizador da Copa de 2022 outra associação da mesma confederação que a escolhida para o Mundial de 2018".

Alguns países já mostraram interesse

O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, revelou recentemente o interesse já mostrado por países como Bélgica e Holanda, que concorreriam em uma candidatura conjunta assim como Espanha e Portugal, provavelmente, além de México, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China, Japão, Austrália e Catar.

Os países interessados terão até o dia 2 de fevereiro para enviarem sua declaração de interesse para a Fifa, que no dia 16 do mesmo mês remeterá a estes o formulário que devem enviar de volta à Fifa antes do dia 16 de março.

A Fifa também informa em sua circular que "a infraestrutura e as instalações do país anfitrião devem ser da mais alta qualidade para cumprirem os requisitos do evento esportivo mais popular do mundo".

"Para abrigar a Copa do Mundo, que deve ser disputada por 32 equipes, são necessários aproximadamente 12 estádios, com capacidades de 40.000 pessoas para partidas da fase de grupos e 80.000 para o jogo de abertura e a final. Além disso, a tecnologia de telecomunicações, a transmissão por TV, a informação, o transporte e o alojamento devem ser de última geração", declarou a Fifa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]