• Carregando...

Essas perguntas são para o torcedor mais fanático do Flamengo: você saberia dizer, de cor, todos os técnicos que o time teve desde 2004? Sabe ao menos quantos passaram pela Gávea neste período? Está difícil lembrar, certo? Mas não se preocupe, ninguém precisa se sentir menos rubro-negro por causa disso. As perguntas são difíceis mesmo. E as respostas, quase inacreditáveis.

O sucessor de Valdir Espinosa, demitido nesta sexta-feira, será o décimo treinador do Flamengo em pouco mais de dois anos. Isso mesmo, dez técnicos desde 2004, o que significa que, em média, cada profissional ficou no cargo por dois meses e 18 dias.

Neste domingo, contra o América, o Flamengo será dirigido interinamente por Andrade, que aliás é o maior exemplo do entra-e-sai de treinadores na equipe. Eterno ídolo e agora também eterno auxiliar na Gávea, o ex-camisa 6 é vai assumir o time pela sétima vez, sempre como tapa-buraco até a chegada de um novo técnico.

Recorde é de Abel Braga: seis meses e meio

Agora, para responder à primeira pergunta lá do alto, saiba quem foram os treinadores que passaram pela Gávea em pouco mais de dois anos. A lista começa com Abel Braga, o último a conseguir um título pelo clube, o Estadual de 2004. Abel até que ficou bastante tempo no cargo - seis meses e meio, mas não resistiu à perda da Copa do Brasil para o Santo André, no fim de junho, e caiu duas semanas depois, na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Andrade teve sua primeira chance como técnico, por três rodadas, até a chegada de Paulo César Gusmão, que teve passagem relâmpago pelo clube: cinco jogos. Mais uma partida com Andrade e, então, Ricardo Gomes assumiu a equipe, dia 21 de agosto. Não se perca, tudo isso ainda no Brasileirão de 2004. Esse até que durou um pouquinho: 14 jogos, até o fim de outubro. A diretoria, então, decidiu deixar Andrade até o fim do ano.

Em 2005, a ciranda rubro-negra continuou: cinco treinadores na temporada. O Flamengo começou o Estadual com Júlio César Leal e terminou com Cuca, que assumiu no início de fevereiro e caiu antes do fim de abril. E adivinhe quem dirigiu a equipe na primeira rodada do Campeonato Brasileiro? Sim, Andrade. Interinamente, claro. Começou, então, a era Celso Roth, outro que teve vida relativamente longa: 19 rodadas, de primeiro de maio até 16 de agosto.

Andrade reassumiu o cargo de técnico e foi finalmente efetivado para cumprir sua maior passagem no comando do time: dois meses, 13 rodadas. Joel Santana chegou com a responsabilidade de livrar a equipe do rebaixamento no Brasileiro. Cumpriu sua missão nas oito rodadas finais do campeonato e disse adeus à Gávea. A fila tinha que andar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]