• Carregando...

Florianópolis – Começa na manhã de hoje a mais importante batalha deste início de ano por uma vaga na elite do surfe mundial. O cenário paradisíaco da Praia do Santinho, na região norte da capital catarinense, será o pano de fundo do Mormaii Costão Pro. O evento é a etapa catarinense do World Qualifying Series (WQS), circuito mundial que, no fim do ano, classificará seus 15 melhores surfistas para a disputa do World Champion Tour (WCT) – a elite do esporte – em 2008.

Será o primeiro confronto de nível seis estrelas de 2007, distribuindo U$$ 125 mil em prêmios e 2.500 pontos no ranking do WQS. A inauguração da temporada aconteceu entre os dias 5 e 11 de janeiro, em Sebastian Inlet, na Flórida, nos Estados Unidos, com vitória do norte-americano C. J. Hobgood, que larga na liderança do ranking com 1.500 pontos.

Após uma segunda-feira chuvosa em Florianópolis, a torcida e a expectativa de todos os envolvidos no evento – atletas, repórteres, promotores, patrocinadores e até de turistas em férias em um dos mais belos pedaços do litoral de Santa Catarina – é de uma terça-feira de tempo firme e excelentes ondas.

As boas vibrações parecem ter surtido efeito. Segundo o responsável pelo boletim "De olho no mar", Cláudio Raposão, locutor da Rádio Atlântida, emissora que transmitirá ao vivo o Mormaii Costão Pro, a frente fria moderada que chegou à cidade já está de saída e o vento deverá ser altamente propício a boas manobras sobre as pranchas. "Devemos ter ondas de cinco a seis pés, ou seja, de um metro e meio a dois metros de altura", prevê.

As baterias terão início às 8 horas e, se as condições do tempo permitirem, se estenderão até quando a luz do sol clarear o mar.

As disputas do WQS são uma ótima oportunidade de poder ver em ação jovens promessas do surfe (com grandes chances de futuramente despontar no WCT, que conta com 45 surfistas), além de atletas que já passaram e até mesmo que atualmente figuram entre a nata da modalidade.

Em função do prestígio e da premiação que uma boa participação em uma competição como o Mormaii Costão Pro pode proporcionar, cinco dos sete brasileiros que competirão no WCT deste ano entrarão nas águas da Praia do Santinho. Só não vieram todos porque o carioca Raoni Oliveira está se recuperando de uma lesão e o paulista Adriano de Souza ficou treinando na Austrália.

Contudo, o catarinense Neco Padaratz, o pernambucano Bernardo "Pigmeu" Miranda, o carioca Leonardo Neves, o cabo-friense Victor Ribas e o gaúcho Rodrigo Dornelles – representantes brasileiros na fina flor do surfe mundial – confirmaram presença.

Entre os paranaenses participantes do WQS, Peterson Rosa (que participou do WCT em 2006) e Jihad Kohdr (atual campeão brasileiro) despontam entre os favoritos.

Esta será a segunda vez que a Praia do Santinho receberá o Mormaii Costão Pro. A primeira foi ano passado, vencida pelo franco-brasileiro Patrick Beven.

O jornalista viajou a convite da organização do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]