• Carregando...
Dona Catarina e a filha Ricamônica: apoio incondicional ao Urano | Maurício Kern/Arquivo Pessoal
Dona Catarina e a filha Ricamônica: apoio incondicional ao Urano| Foto: Maurício Kern/Arquivo Pessoal

Confira a rodada da Suburbana: 4ª Rodada – 1º turno – 1ª Fase

Sábado (28/7)Juniores: 13h30Adulto: 15h30Série A – Adulto / JunioresIguaçu x TriesteUberlândia x CaxiasSanta Quitéria x UranoNovo Mundo x Nova OrleansVila Hauer x Capão RasoBairro Alto x Combate BarreirinhaSérie B – Adulto / JunioresRio Negro x YpirangaARBESC x OlympiqueUmbará x Vila FannyGrêmio Ipiranga x SergipeTanguá x BanguPilarzinho x União AhúSantíssima Trindade x Vila Sandra

Desde os dois anos de idade e ainda no colo do pai, Ricamônica Conceição já acompanhava o Urano no Estádio Manoel Garcia de Andrade, em Curitiba. Agora, a torcedora cresceu, está com 22 anos, e pretende implantar um projeto social com crianças da Vila São Pedro, em parceria com a equipe da Suburbana, no ano que vem.

A mãe, dona Catarina, há 15 anos no clube, é a cozinheira do Urano. São mulheres na linha de frente do Azulão que provam ser muito úteis fora das quatro linhas. A mãe na cozinha e a filha na diretoria, prestando serviço social. Com seus dotes culinários, dona Catarina faz o jantar para os jogadores nos treinos e, aos sábados, o tradicional pão com bife para a torcida. A filha, Rica, já vendeu até rifa para ajudar o time, e em dia de jogo ela colabora no que for preciso. A fanática torcedora acompanha a equipe em todas as partidas da Suburbana. "Tenho uma grande paixão pelo Urano, somos uma família, todos dão uma parcela de contribuição. Interessei-me ainda mais quando ingressei no serviço social", definiu a diretora.

História de vida

Ricamônica faz estágio há seis meses na Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social, onde trabalha na coordenação de renda e cidadania -- focada diretamente no atendimento e realizações de projetos para os municípios.

Durante seu primeiro estágio voluntário, acompanhou uma assistente social num trabalho com moradores de rua, na capital. Rica conviveu de perto com as realidades e dificuldades. Experiências de vida que fizeram a jovem líder do Urano derramar lágrimas.

Buscando novos métodos para atualizar-se, em 2013, que é o ano de sua formatura no curso de Assistência Social, pretende criar um projeto para crianças do bairro, em parceria com o Urano, ajudando no desenvolvimento social -- como uma escolinha para crianças de vulnerabilidade e que estejam na escola.

"Sou muito respeitada por todos no bairro. Vivemos num mundo de muita violência, mas cabe a nós tentarmos mudar de alguma forma. Este projeto visa tirar futuros jovens das ruas, mostrar o futebol em si e ensinar seus direitos e deveres como cidadão," diz.

Rodada

Com funções diferentes, mãe e filha esperam que o esforço seja recompensado pelos jogadores em campo, neste sábado (28) com uma vitória sobre o Santa Quitéria na casa do adversário.

Também neste sábado, a Gazeta do Povo fará a cobertura da partida entre Uberlândia x Caxias, no Estádio Gustavo Schier.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]