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O primeiro-ministro malaio Najib Razak (dir.) e o investidor Mohd Nadzmi Mohd Salleh mostram uma miniatura de como será o carro da Lotus no seu retorno à Fórmula 1. | Bazuk Muhammad/ Reuters
O primeiro-ministro malaio Najib Razak (dir.) e o investidor Mohd Nadzmi Mohd Salleh mostram uma miniatura de como será o carro da Lotus no seu retorno à Fórmula 1.| Foto: Bazuk Muhammad/ Reuters
  • Uma Lotus usada por Ayrton Senna em 1987, durante exposição realizada neste ano em memória aos 15 anos da morte do piloto.
  • Em imagem de 2007, Nelsinho Piquet ao lado de uma Lotus pilotada pelo seu pai em 1988.
  • Em 2004, quando foram completados dez anos da morte de Ayrton Senna, o austríaco Gerard Berger deu uma volta em Ímola com a Lotus da primeira vitória do brasileiro na F-1.
  • Nos anos 80, Senna deixa correndo a Lotus que ameaçava entrar em chamas.
  • Em 2004, Rubens Barrichello levou um de seus filhos para conhecer a Lotus de Ayrton Senna exposta no Autódromo de Interlagos, no fim de semana do GP Brasil daquele ano.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta terça-feira que a Lotus voltará à Formula 1 na temporada 2010. A escuderia entrará no lugar da BMW, que vai deixar a categoria. As informações são do site "Autosport".

Um consórcio da Malásia financiará o retorno da Lotus, que terá como diretor Tony Fernandes e Mike Gascoyne. A equipe, que teve grandes nomes como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, esteve na Fórmula 1 de 1958 a 1994, conquistando seis Mundiais de Pilotos e sete de Construtores. (Veja ao lado imagens de modelos da Lotus usados por pilotos brasileiros)

A FIA anunciou ainda que a Sauber, equipe que também estava na briga para voltar à Fórmula 1 após ser vendida pela BMW para um banco suíço, ainda tem chances de fazer parte do quadro das escuderias em 2010. Ela poderia voltar no lugar de outra equipe, caso mais alguma desista. Mo mais, o corpo diretivo afirmou estudar a possibilidade de aumentar a rede para 14.

Histórico brasileiro

A relação entre a Lotus e o automobilismo brasileiro começou no GP da Inglaterra de 1970, quando Emerson Fittipaldi estreou pela escuderia. O Rato correu 43 vezes com o carro preto. Cravou quatro pole positions, venceu nove provas e sagrou-se campeão mundial pela primeira vez, em 1972.

No GP Brasil de 1985, quem sentou pela primeira vez no cockpit da Lotus foi Ayrton Senna. Antes de ser tricampeão mundial pela McLaren, Senna disputou três temporadas pela Lotus. Foram 48 GPs, 12 pole positions e 6 vitórias, entre elas a sua primeira na categoria, no GP de Portugal de 1985, sob forte chuva, e a última da equipe, no GP dos Estados Unidos de 1987.

Para o lugar de Senna a Lotus contratou Nelson Piquet, que acabara de conquistar o tricampeonato mundial. Em duas temporadas, Piquet disputou 32 corridas, não venceu, não cravou poles e teve como melhor resultado três terceiros lugares.

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