• Carregando...
Jeson Button comemora a melhor volta no treino classificatório em Spa | Francois Lenoir/ Reuters
Jeson Button comemora a melhor volta no treino classificatório em Spa| Foto: Francois Lenoir/ Reuters

Ao vivo

GP da Bélgica, às 9 h, na RPC TV.

treino

FIA tira três posições de piloto venezuelano

O venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, foi punido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e caiu da terceira para a sexta colocação no grid de largada do GP da Bélgica. De acordo com a FIA, Maldonado foi punido por obstruir passagem ao alemão Niko Hulkenberg, da Force India, em duas curvas do circuito. O venezuelano cravou o tempo de 1min47s893 no treino de ontem em Spa. Com a queda de Maldonado, Kimi Raikkonen, da Sauber, subiu para a terceira colocação. Sergio Perez, da Sauber, e Fernando Alonso, da Ferrari, ficaram com o quarto e quinto posto, respectivamente.

Quando todos esperavam que os pilotos mais bem colocados na disputa pelo título deste ano dominariam as primeiras posições do grid do GP da Bélgica, hoje às 9 horas (de Brasília), não foi bem isso o que se viu. Após cinco semanas de férias, a Fórmula 1 recomeçou com zebras.

A pole position ficou nas mãos de Jenson Button, que ocupa apenas a sétima posição no Mundial de Pilotos. Ao seu lado estará a Sauber de Kamui Kobayashi, que pela primeira vez largará da primeira fila em uma corrida. "Acho que temos uma grande oportunidade para amanhã [hoje], então é um bom recomeço de temporada. Precisávamos ser rápidos nas classificações, e, nas férias, os rapazes fizeram um ótimo trabalho", festejou o japonês.

E no terceiro posto estará o venezuelano Pastor Maldonado, piloto da Williams, apenas o 11.º no campeonato.

"Depois de uma parada de quase um mês, voltar e fazer a pole logo de cara é emocionante", festejou Button, que não largava do primeiro posto desde o GP de Mônaco de 2009, ano que foi campeão.

"Tenho um estilo de guiar que geralmente faz com que eu não fique satisfeito com o acerto do carro em treinos de classificação, mas hoje estava me sentindo muito bem desde as primeiras voltas que dei", completou o piloto da McLaren.

Líder do campeonato com 88 pontos a mais que Button, Fernando Alonso classificou-se apenas na sexta posição. O ferrarista, porém, partirá à frente de seus três rivais mais próximos na luta pelo título.

Mark Webber, segundo no campeonato, sai em 12.º após ser punido por trocar a caixa de câmbio de seu Red Bull. Sebastian Vettel, terceiro no Mundial, larga apenas em 11º. E Lewis Hamilton, em oitavo.

"Em um campeonato tão complexo e disputado como esse, se você não otimiza o que tem no carro facilmente pode largar em sétimo ou oitavo. Por isso estamos super concentrados nos pequenos detalhes", disse o espanhol.

Pela oitava vez no ano, a dupla de pilotos brasileiros ficou de fora do top 10 no grid de largada. "Não achei o acerto ideal do carro", disse o ferrarista Felipe Massa, o 14º. "O carro estava saindo de frente, de traseira, eu simplesmente não consegui encontrar o equilíbrio". Bruno Senna, da Williams, foi o 17.º.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]