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Webber e Vettel posam ao lado do carro da Red Bull para a temporada 2011: expectativa de competitividade para tentar o bicampeonato | Jose Jordan / AFP
Webber e Vettel posam ao lado do carro da Red Bull para a temporada 2011: expectativa de competitividade para tentar o bicampeonato| Foto: Jose Jordan / AFP
  • A nova Mercedes deixou Michael Schumacher animado: alemão espera ver a equipe disputando pódios regularmente

Nice - Se os testes já tinham importância relativa para a compreensão do verdadeiro potencial de cada equipe da Fórmula 1, este ano ficou ainda mais difícil ler o que de fato acontece nas pistas, em razão de variáveis como o aerofólio traseiro móvel e a volta do sistema de recuperação de energia (Kers). "Mas mesmo assim é melhor começar na frente do que lá atrás", afirmou o campeão do mundo, o alemão Sebas­­tian Vettel, da Red Bull, ontem, em Valência, depois de ser o mais rápido no primeiro dia de testes da pré-temporada.

Dia cheio para a Fórmula 1 no circuito Ricardo Tormo, na Es­­panha. Antes de o sinal verde acender para os carros deixarem os boxes, às 10 horas (horário local), nada menos que Red Bull, Mercedes, Williams e Toro Rosso apresentaram seus modelos para o campeonato que vai co­­me­­çar no dia 13 de março, no Bahrein. E poucos minutos de­­pois já estavam na pista iniciando a sua preparação.

"Os pneus Pirelli que testamos em Abu Dabi, em novembro, não são os mesmos de agora", disse o projetista da Red Bull, Adrian Newey. O fabricante italiano desenvolveu seu produto com vários testes desde então. Uma das primeiras preocupações dos engenheiros está sendo adaptar o carro às características dos pneus.

Com dificuldades ou não, Vet­­tel obteve com o projeto de Newey, o RB7-Renault, o melhor tempo. "Me senti bem à vontade no monoposto. Ele reage um pouco diferente com os pneus Pirelli, mas nada dramático". Lembrou que o mais importante foi ter completado 93 voltas no traçado de 4.005 metros de Va­­lência, sob temperatura média de 16 graus. "Foi o nosso melhor começo dos últimos anos", afirmou Vettel, que fez 1min13s769.

O espanhol Fernando Alonso treinou com a nova Ferrari, a F150. E a exemplo de Vettel, para quem perdeu o título do ano passado na etapa final, em Abu Dabi, esteve muito tempo no circuito: 97 voltas. "Não nos preocupamos em registrar um grande tempo, mas entender como funcionam os novos recursos, é botão demais". Gostou da confiabilidade do F150 já no seu primeiro teste. Dentre os pilotos com modelos 2011, Alonso ficou com o segundo tempo – 1min14s553.

A Sauber aposta no seu novo carro, concebido pelo inglês Ja­­mes Key. O veloz japonês Ka­­mui Kobayashi deu 68 voltas, com 1min15s621 na melhor delas. De quem se espera mais que em 2010 é a Renault, agora Lotus Renault. Na estreia do modelo R31, o russo Vitaly Pe­­trov enfrentou algumas dificuldades técnicas. O projeto adota soluções da Red Bull do ano passado, como o complexo tipo de suspensão traseira (chamado pull rod) que abaixa o centro de gravidade e facilita a aerodinâmica de todo o conjunto. Petrov completou 28 voltas, com 1min16s351 na melhor.

O alemão Michael Schuma­­cher, com a nova Mercedes, andou apenas 15 voltas (1min16s450). Mostrou otimismo ao falar do novo carro. "Finalmente a es­­pera acabou e as coisas co­­meçaram. Nós já dissemos isto várias vezes, mas, mais uma vez, estamos realmente construindo algo grande em conjunto. Estou confiante de que nesta temporada estaremos no pódio muito mais regularmente, de preferência no meio". O brasileiro Rubens Barrichello acelerou a Williams de 2011. Foram 77 voltas, com 1min17s335 na mais rápida. Os testes prosseguem hoje e terminam amanhã.

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