• Carregando...
Lewis Hamilton “beija” o carro depois de sua primeira vitória como piloto da Mercedes | Srdjan Suki/ EFE
Lewis Hamilton “beija” o carro depois de sua primeira vitória como piloto da Mercedes| Foto: Srdjan Suki/ EFE

Lewis Hamilton não se considerava favorito para o GP da Hungria desde o início da semana. Nem a pole position aumentou a confiança do inglês, no último sábado. Mas, ontem, o piloto mostrou habilidade ao conseguir administrar os pneus da Pirelli, o ponto fraco da Mercedes na temporada, e venceu sua primeira corrida do ano, no circuito de Hungaroring, em Budapeste. O finlandês Kimi Raikkonen foi o segundo e o alemão Sebastian Vettel, o terceiro. O brasileiro Felipe Massa chegou em 8.º.

Hamilton, que não vencia desde o GP dos EUA, em novembro de 2012, reagiu no campeonato ao retomar o caminho das vitórias. Ele chegou aos 124 pontos, na quarta colocação, mais perto de Fernando Alonso. O espanhol, que ficou em 5.º na Hungria, tem 133. Vettel segue liderando, agora com 172. E Raikkonen soma 134.

Bastou a primeira vitória no ano para Hamilton co­­meçar a pensar no título da "Claro que depois de uma vitória como esta que tivemos você se empolga e acredita que tudo é possível. Espero que tenha dado o primeiro passo, mas ainda temos muitas corridas pela frente. Ainda não podemos ter certeza se teremos carro para desafiar estes caras no campeonato", destacou. "Foi uma das minhas vitórias mais importantes da carreira", disse Hamilton, que chegou ao quarto triunfo em Budapeste, igualando o recorde de Michael Schu­­macher.

A etapa da Hungria foi marcada pela cautela dos líderes desde a largada. Ciente das dificuldades da Mercedes com os pneus desde o início do ano, Hamilton mostrou paciência para segurar sua posição, sem manobras arriscadas. Raikkonen, por sua vez, confirmou a eficiência da Lotus no manejo dos compostos. Chegou em segundo com apenas duas paradas, ao contrário de Hamilton e Vettel, que precisaram de uma a mais.

O líder do campeonato não chegou a sonhar com a vitória. Passou a maior parte da corrida na segunda posição. Mas, no final, perdeu a colocação para o finlandês em função da parada extra. Nas últimas voltas, até tentou ameaçar Raikkonen, porém acabou se contentando com a terceira vaga do pódio.

A etapa da Hungria marcou o fim da primeira metade do campeonato Agora, os pilotos terão um recesso de quase um mês, durante o verão europeu. Eles voltam às pistas no dia 25 de agosto para o GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps.

Grosjean recebe duas punições

Romain Grosjean encerrou o GP da Hungria com duas punições. Após cumprir uma passagem pelos boxes durante a corrida – por sair da pista ao ultrapassar o brasileiro Felipe Massa –, o piloto francês recebeu um acréscimos de 20 segundos no seu tempo final da prova. No entanto, não perdeu a sexta colocação porque terminou 21 segundos à frente de Jenson Button.

Na avaliação dos comissários, Grosjean foi responsável por uma colisão com o próprio Button na 25.ª volta.

A Ferrari também foi punida: R$ 45 mil por uso da asa móvel em local proibido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]