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Sebastian Vettel treina nas ruas de Mônaco: temporada tem sido um passeio para o alemão, novamente pole position | Valery Hache/ AFP
Sebastian Vettel treina nas ruas de Mônaco: temporada tem sido um passeio para o alemão, novamente pole position| Foto: Valery Hache/ AFP
  • Mexicano Sergio Pérez se acidenta no treino do GP de Mônaco: pilotos estão preocupados

Cinco corridas, quatro vitórias de Sebastian Vettel. O alemão só não ganhou na China, mas chegou em segundo lugar, e está no topo da tabela, com 118 pon­­tos – contra 77 de Lewis Ha­­milton, o rival mais próximo. Uma distância abismal, de 41 pontos, sendo que o vencedor de cada GP recebe 25. A hegemonia im­­pres­­siona ainda mais quando se leva em conta que estamos falando de apenas 25% do campeonato. E começou a ser mantida com a quinta pole position do ano, obtida no treino classificatório de ontem.

Por isso, quando for dada a largada para a sexta etapa do Mun­dial, às 9 horas de hoje, toda a categoria estará se perguntando: será al­­guém ca­­paz de ameaçar a soberania do atual campeão? A maior esperança parece ser o próprio palco da corrida: as ruas do apertado circuito de rua de Montecarlo, no Principado de Mônaco. Uma estatística é animadora: nos últimos dez anos, foram nove vencedores diferentes.

Os pilotos são unânimes em dizer: esta é a etapa mais inusitada do ano, com maiores chances de acontecer uma surpresa. "Eu me lembro das corridas do Senna aqui e em algumas delas ele venceu mesmo não tendo o melhor carro", disse Felipe Massa à Gazeta do Po­­vo, em Mônaco. O brasileiro da Ferrari citou especialmente as provas de 1992 e 1993, ambas vencidas por Senna, na McLaren, contra as po­­derosas Williams de Nigel Man­­sell e Alain Prost, respectivamente.

Há razões para endossar a esperança dos rivais. A começar pelo aspecto técnico: o circuito não exige um carro "perfeito" em aerodinâmica, por não ter curvas de alta velocidade. As­­sim, um modelo de características deficientes pode se ajustar me­­lhor – razão que Fer­­nando Alonso apontou para a me­­lhora da Ferrari. Há também a maior possibilidade de erro, por se correr a centímetros do guard rail.

O comportamento dos pneus também está sendo diferente em Mônaco – o primeiro circuito de rua do calendário após a entrada da Pirelli como nova fornecedora. Com a estreia do supermacio, que rende bem e não se desgasta tanto (novamente, por não ser tão exigido em curvas de alta), as equipes também conseguem encontrar o equilíbrio do carro mais facilmente. Até agora, só a Red Bull mostrou plena adaptação em todos os GPs.

Resta saber quem se­­riam os candidatos a colocar fim ao "passeio" de Vettel. Webber, por ter o mesmo equipamento, parece uma escolha natural – até porque venceu nesta pista no ano passado. Hoje ele parte em terceiro. Ha­­milton, por sua vez, foi o único a bater Vettel em 2011, na China, e é daqueles pilotos que tem um estilo agressivo de pilotar que se dá muito bem em Mô­­naco, como mostrou em sua vitória aqui em 2008. Mas foi punido e largará apenas em nono. O companheiro de Mc­­La­­ren, Jenson Button, formará a primeira fila com Vettel.

O mesmo pode ser dito de Alonso, quarto no grid de hoje, que foi bem nos trei­­nos livres e já venceu duas ve­­zes em Mônaco (pela Renault em 2006 e McLaren em 2007). O problema para ele e Massa é que a Ferrari não tem grande retrospecto na pista– a última vitória foi com Michael Schu­ma­­cher, em 2001.

Mas e o que guarda Vettel como arma secreta para manter seu reinado? Coincidência ou não, ele nunca venceu em Montecarlo. A edição 2011 do GP de Mônaco terá uma grande história para contar. Seja por marcar a primeira vitória do "rei do momento" ou pelo início da reação contra ele.

Ao vivo

GP de Mônaco, às 9 h, na RPC TV.

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