• Carregando...
Jenson Button fez bem o seu papel, contou com a sorte e faturou a temporada da F-1 | Maurício Lima / AFP
Jenson Button fez bem o seu papel, contou com a sorte e faturou a temporada da F-1| Foto: Maurício Lima / AFP

Deu tudo certo para Jenson Button neste domingo e o inglês garantiu com antecedência o título da Fórmula 1 depois de terminar o Grande Prêmio do Brasil em quinto lugar. A vitória em Interlagos ficou com o australiano Mark Webber, da Red Bull, seguido de Robert Kubica, da BMW-Sauber, e de Lewis Hamilton, da McLaren.

Ainda no carro, Button levantou os braços para o alto e comemorou o título cantando "We are the champions" no rádio. Depois, pulou em cima do carro, comemorou na frente dos fotógrafos e abraçou quem passava à sua frente. No pit lane, Ross Brawn deu um sorriso discreto com o resultado, que garantiu também o título de construtores para a Brawn GP.

Rubens Barrichello, que havia largado da pole, viu suas chances se desmancharem completamente com um pneu furado já no final da prova e terminou em oitavo lugar. Único outro concorrente pelo título, Sebastian Vettel, da Red Bull, ficou em quarto.

Com esse resultado, Button chegou a 89 pontos no campeonato, seguido de Vettel com 74 e Barrichello com 72. Faltando apenas uma corrida, em Abu Dhabi, ele não pode mais ser alcançado.

Em uma corrida emocionante cheia de ultrapassagens e incidentes, Button foi agressivo quando pôde e soube controlar o resultado quando necessário para garantir o troféu faltando ainda uma corrida para o final da temporada.

Barrichello assim não conseguiu mudar a sina em sua corrida em casa neste domingo e o seu melhor resultado no Brasil continua sendo o terceiro lugar conquistado em 2004. Ele cumprimentou Button ainda na pista, postando seu carro lado a lado com o do inglês.

A corrida começou bastante complicada e a primeira volta nem tinha terminado quando o safety car entrou na pista devido a um incidente entre Adrian Sutil, da Force India, e Jarno Trulli, da Toyota. Após a batida, os dois pilotos ainda discutiram nos gramados de Interlagos. Fernando Alonso, da Renault, também teve que abandonar a prova devido ao acidente.

Kimi Raikkonen, que estava com o bico de sua Ferrari danificado, aproveitou a entrada do safety car para ir aos boxes, mas na saída seu carro acabou pegando fogo enquanto logo à sua frente Heikki Kovalainen partia com a mangueira de abastecimento ainda conectada a seu McLaren.

Os dois conseguiram voltar e o safety car deixou a pista na 5ª volta, com Barrichello ainda na liderança e Button em nono. Sabendo que precisava do máximo de pontos possível, o inglês então partiu para o ataque, e logo assumiu a sétima posição.

Entretanto, ele encontrou dificuldades para ultrapassar Kamui Kobayashi, da Toyota. O japonês não facilitou e Button acabou perdendo tempo atrás dele.

Visando abrir a maior vantagem possível sobre Mark Webber, da Red Bull, antes de ir para os boxes, Barrichello cravou voltas mais rápidas da prova uma após a outra. O piloto brasileiro fez seu primeiro pit stop na 21ª volta e voltou no meio do pelotão, em nono lugar, com Vettel à sua frente.

Button conseguiu avançar para a segunda posição depois de muita briga com Kobayashi, finalmente ultrapassando o japonês na 25ª volta. Enquanto isso, Webber foi aos boxes e ainda assim voltou em primeiro lugar.

Na 30ª volta Button fez seu primeiro pit stop, voltando em 10º lugar, com Barrichello pulando para quarto e sofrendo forte pressão de Lewis Hamilton, da McLaren. Pouco depois Kazuji Nakajima tocou na traseira de Kobayashi e perdeu o controle de seu Williams, batendo contra a proteção de pneus.

Faltando 30 voltas para o final, Webber ainda liderava a prova, seguido de Kubica e Barrichello, com Button em sexto.

O brasileiro faz o seu segundo pit stop na 51ª volta, voltando à frente de Hamilton, em sexto lugar, deixando Button em terceiro. Uma volta depois Webber também foi aos boxes, e mais uma vez conseguiu voltar na liderança.

O segundo pit de Button foi na 55ª volta, e em seu retorno ainda teve que brigar por posição com Kovalainen, ficando em sétimo. Após a entrada de Vettel, Barrichello ficou em terceiro lugar, duas posições à frente do alemão.

A 10 voltas do final, entretanto, Barrichello perdeu uma posição para Hamilton e caiu para o quarto lugar. Logo em seguida os boxes o avisaram que ele tinha um pneu furado e a oito voltas do final ele teve que fazer um terceiro pit stop, destruindo de vez suas chances de subir ao pódio.

Confira a seguir todos os campeões da história da F-1:

2009 - Jenson Button (Inglaterra) Brawn

2008 - Lewis Hamilton (Inglaterra) McLaren

2007 - Kimi Raikkonen (Finlândia) Ferrari

2006 - Fernando Alonso (Espanha) Renault

2005 - Alonso, Renault

2004 - Michael Schumacher (Alemanha), Ferrari

2003 - Schumacher, Ferrari

2002 - Schumacher, Ferrari

2001 - Schumacher, Ferrari

2000 - Schumacher, Ferrari

1999 - Mika Hakkinen (Finlândia) McLaren

1998 - Hakkinen, McLaren

1997 - Jacques Villeneuve (Canadá) Williams

1996 - Damon Hill (Inglaterra) Williams

1995 - Schumacher, Benetton

1994 - Schumacher, Benetton

1993 - Alain Prost (França) Williams

1992 - Nigel Mansell (Inglaterra) Williams

1991 - Ayrton Senna (Brasil) McLaren

1990 - Senna, McLaren

1989 - Prost, McLaren

1988 - Senna, McLaren

1987 - Nelson Piquet (Brasil) Williams

1986 - Prost, McLaren

1985 - Prost, McLaren

1984 - Niki Lauda (Áustria) McLaren

1983 - Piquet, Brabham

1982 - Keke Rosberg (Finlândia) Williams

1981 - Piquet, Brabham

1980 - Alan Jones (Austrália) Williams

1979 - Jody Scheckter (África do Sul) Ferrari

1978 - Mario Andretti (EUA) Lotus

1977 - Lauda, Ferrari

1976 - James Hunt (Inglaterra) McLaren

1975 - Lauda, Ferrari

1974 - Emerson Fittipaldi (Brasil) McLaren

1973 - Jackie Stewart (Inglaterra) Tyrrell

1972 - Fittipaldi, Lotus

1971 - Stewart, Tyrrell

1970 - Jochen Rindt (Áustria) Lotus

1969 - Stewart, Matra

1968 - Graham Hill (Inglaterra) Lotus

1967 - Denny Hulme (Nova Zelândia) Brabham

1966 - Jack Brabham (Austrália) Brabham

1965 - Jim Clark (Inglaterra) Lotus

1964 - John Surtees (Inglaterra) Ferrari

1963 - Clark, Lotus

1962 - G. Hill, BRM

1961 - Phil Hill (EUA) Ferrari

1960 - Brabham, Cooper

1959 - Brabham, Cooper

1958 - Mike Hawthorn (Inglaterra) Ferrari

1957 - Juan Manuel Fangio (Argentina) Maserati

1956 - Fangio, Lancia/Ferrari

1955 - Fangio, Mercedes

1954 - Fangio, Mercedes/Maserati

1953 - Alberto Ascari (Itália), Ferrari

1952 - Ascari, Ferrari

1951 - Fangio, Alfa Romeo

1950 - Giuseppe Farina (Itália) Alfa Romeo

Campeões com mais de 1 título:

7 - Schumacher

5 - Fangio

4 - Prost

3 - Brabham, Stewart, Lauda, Piquet, Senna

2 - Ascari, Graham Hill, Clark, Fittipaldi, Hakkinen, Alonso

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]