• Carregando...
Mark Webber comandou a corrida de Barcelona de ponta a ponta, sem ser incomodado | Sergio Perez / Reuters
Mark Webber comandou a corrida de Barcelona de ponta a ponta, sem ser incomodado| Foto: Sergio Perez / Reuters

A chuva não deu as caras em Barcelona e, sem ela, a monotonia voltou à Fórmula 1. Com pista seca e raras ultrapassagens, Mark Webber agradeceu à meteorologia e manteve uma tradição no GP da Espanha: pela 16ª vez nos 20 anos em que a prova é disputada no circuito catalão, o pole position foi ao lugar mais alto do pódio. O australiano da RBR liderou de ponta a ponta, sem sofrer uma ameaça sequer durante toda a corrida. A única dose de emoção da corrida ficou por conta de Lewis Hamilton, da McLaren, que chegaria em segundo e seria o novo líder da temporada, mas estourou o pneu na penúltima volta e abandonou. Melhor para Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que completaram o pódio.

O espanhol da Ferrari ganhou mais um duelo interno com Felipe Massa, que chegou em sexto. Rubens Barrichello, da Williams, terminou a corrida em nono. Lucas di Grassi, da VRT, foi o último a completar a prova, em 19º; e Bruno Senna, da Hispania, abandonou.

Michael Schumacher, da Mercedes, deu os primeiros sinais de reação na temporada após as atualizações em seu carro. O alemão conseguiu uma ótima quarta posição, após resistir aos ataques de Jenson Button durante quase toda a prova. O inglês da McLaren terminou em quinto.

A corrida

Apesar das previsões de chuva para o fim de semana, o domingo em Barcelona começou com pista seca, para alegria dos pilotos da RBR. E a largada não teve grandes surpresas. Webber segurou os ataques de Vettel e Hamilton, manteve a ponta e não olhou mais para trás. Alonso ainda tentou o bote sobre o inglês da McLaren, mas teve de se contentar com a quarta posição.

Nono colocado no grid, Massa conseguiu uma boa largada e ganhou duas posições, subindo para sétimo. Quem teve o maior avanço, contudo, foi Barrichello, que pulou de 17º para 12º ao fim da primeira volta. Por coincidência, os dois brasileiros ficaram presos atrás dos carros da Mercedes: Schumacher, em oitavo, segurava Massa, e Rosberg, o 11º, se manteve à frente de Rubinho. Bruno Senna, na problemática Hispania, passou reto logo após o primeiro setor do circuito e abandonou. Di Grassi se manteve na 20ª posição.

A vantagem de Webber na ponta não era tão grande quando a dos treinos, mas lhe garantia o conforto no início da corrida. Pouco depois, o australiano engrenou uma sequência de voltas mais rápidas e, na décima passagem, já abria uma diferença de dois segundos para os rivais. Vettel não mantinha o mesmo ritmo e não conseguia se distanciar de Hamilton.

Quando os carros começaram a parar nos boxes, Nico Rosberg sofreu com um erro de Mercedes: o mecânico responsável pela roda dianteira esquerda não apertou a porca corretamente. Liberado antes da hora, Nico parou o carro e foi empurrado de volta para completar o trabalho. Perdeu duas posições e caiu para 13º.

O companheiro de Rosberg teve mais sorte. Na 16ª volta, Schumacher aproveitou a demora de Button nos boxes para ganhar a quinta posição. O inglês voltou atrás do alemão e deu início a uma briga que, por alguns momentos, injetou um pouco de emoção na corrida. Ainda assim, ficaram evidentes os problemas de ultrapassagem no circuito de Barcelona. Mesmo com o duto aerodinâmico, que aumenta a velocidade nas retas, Button não conseguiu emplacar a manobra. Durante várias voltas, o heptacampeão sempre ficava na linha de dentro, atrapalhando o rival. A disputa acabou permitindo a aproximação de Massa, que vinha em sétimo.

Quem também se deu mal na parada nos boxes foi Vettel. O alemão perdeu a segunda posição para Hamilton. Enquanto isso, Webber continuava absoluto na ponta. Na 36ª volta, o australiano já estava 12 segundos à frente da concorrência. Atrás dele, a procissão. Vettel tentava chegar perto de Hamilton, mas o inglês conseguia manter uma margem confortável acima de um segundo. Os dois, contudo, tiveram problemas com os pneus. O alemão estourou o seu na 54ª volta e caiu para a quarta posição. O inglês assumiria a ponta do campeonato, mas também sofreu um estouro de pneu na penúltima passagem. Melhor para Alonso, que herdou a segunda posição.

Confira o resultado final do GP da Espanha:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 66 voltas em 1h35m44s1012 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 24s0653 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 51s3384 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m02s1955 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m03s7286 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m05s7677 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m12s9418 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1m13s6779 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta14 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 2 voltas/acidente15 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas16 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 2 voltas17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas19 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 4 voltas

Não completaram:Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 24 voltas/mecânicoKarun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 39 voltas/mecânicoPedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 48 voltas/mecânicoBruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 66 voltas/acidenteHeikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 66 voltas/não largou

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s357, na 59ª volta

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]