Suspenso da Fórmula 1 por cinco anos, o ex-diretor de engenharia da Renault, Pat Symonds, enviou um comunicado à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) dizendo que assume seu papel na armação do GP de Cingapura 2008. Ele, porém, insiste que a ideia de forjar o acidente partiu de Nelsinho Piquet. O piloto brasileiro, que forçou uma batida para favorecer Fernando Alonso, escapou de uma punição por ter colaborado com as investigações. Entenda o escândalo que abalou a Fórmula 1.
Na segunda-feira, a FIA julgou o caso e aplicou uma pena condicional de dois anos à Renault. Flavio Briatore, então diretor da equipe, foi banido do automobilismo. Symonds foi suspenso por cinco anos.
"A ideia foi toda do Nelsinho Piquet. Foi ele quem primeiro se aproximou de mim com a ideia. Na ocasião, eu inocentemente acreditei que era algo que ele queria pelo bem do time. Eu reconheço meu papel neste incidente. Quando a ideia me foi sugerida por ele, eu deveria tê-la descartado imediatamente. Sinto um pesar muito grande e uma vergonha eterna pelo que fiz", disse, que não compareceu ao julgamento da FIA.
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