• Carregando...
Maldonado estreou em 2011 na Fórmula 1 e marcou apenas um ponto | Greg Wood / AFP
Maldonado estreou em 2011 na Fórmula 1 e marcou apenas um ponto| Foto: Greg Wood / AFP

A Williams confirmou, na noite da última quinta-feira (1º), a permanência do venezuelano Pastor Maldonado para a temporada 2012 da Fórmula 1. Com isso, o piloto, estreante em 2011 na categoria, terá mais uma chance de mostrar serviço na equipe, que amargou um péssimo desempenho no Mundial encerrado no último domingo, em São Paulo, no GP do Brasil.

Maldonado terminou esta temporada na 19.ª colocação, com um mísero ponto somado, enquanto o brasileiro Rubens Barrichello, seu companheiro de equipe, contabilizou apenas quatro e encerrou o ano no 17.º lugar. A situação de Rubinho, por sinal, segue indefinida. Sem contrato para o próximo ano, ele ainda não sabe se poderá continuar na Williams ou se será contratado por outra equipe em 2012. E a escuderia inglesa ainda não anunciou se pretende ou não segurar o brasileiro.

Além de confirmar Maldonado, a Williams anunciou que o finlandês Valtteri Bottas foi promovido a piloto reserva e revelou que ele deverá participar de 15 treinos livres das corridas do próximo Mundial.

Para justificar a permanência de Maldonado, Frank Williams, dono da equipe, afirmou que o venezuelano mostrou força nos treinos classificatórios para as provas, embora tenha pontuado apenas uma vez com o décimo lugar obtido no GP da Bélgica. "Pastor demonstrou neste ano que ele não é apenas rápido, mas que também é capaz de manter um forte ritmo ao longo da corrida. Ele foi responsável por todas nossas idas ao Q3 (terceira parte do treino de classificação) em 2011 e fez uma corrida fantástica em Mônaco. Pastor se adaptou à equipe rapidamente, contribuindo com a fábrica e com nossos patrocinadores. Ele terá papel fundamental na reconstrução do time em 2012", ressaltou o dirigente.

Maldonado, por sua vez, comemorou por ter recebido uma nova oportunidade como piloto titular na próxima temporada. "Eu estou muito contente em poder ficar na Williams para a minha segunda temporada e vou fazer o meu melhor para ajudar a equipe a retornar às primeiras posições do grid", afirmou o venezuelano, que ao mesmo tempo admitiu que o ano foi ruim em termos de resultado e serviu como aprendizado para ele.

"Essa foi uma temporada difícil para todo o time, mas me deu a oportunidade de aprender e me desenvolver. Estou convencido de que os passos que demos para melhorar a nossa competitividade vão dar frutos em 2012. Estou emocionado por fazer parte disso e também por representar o povo da Venezuela na Fórmula 1", ressaltou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]