• Carregando...

Fotos publicitárias das seleções de basquete da Espanha causaram saia justa com a organização da Olimpíada, geraram polêmica e resultaram em pedido público de desculpas. Em dois anúncios da Seur, empresa de entregas expressas que patrocina a federação espanhola, jogadores dos times masculino e feminino aparecem puxando os olhos, referência aos chineses e aos Jogos.

As insistentes citações às imagens, na mídia, acabaram por fazer o caso chegar ao Comitê Olímpico Internacional. O COI classificou as fotos de "inapropriadas". Organizações de chineses, principalmente nos EUA e no Canadá, disseram-se ofendidas. A Europa também criticou. "A fotografia abala a já combalida reputação da Espanha em questões raciais", escreveu o Daily Telegraph, de Londres.

Já o El Mundo, de Madri, afirmou que os ataques são dirigidos pelos EUA para minar a candidatura da capital espanhola aos Jogos de 2016 – Chicago é uma das adversárias. O Comitê Olímpico Espanhol lavou as mãos. Em Pequim, procurada pela reportagem, sua assessoria afirmou que não deu aval à produção da foto. Já o comitê de candidatura de Madri-2016 se disse surpreso com a repercussão.

Maior astro do basquete espanhol, Pau Gasol, do Los Angeles Lakers, disse que não houve intenção de ofender. "Se alguém entendeu de outra forma ou se sentiu mal, peço desculpas."

Diante das declarações, o Comitê Olímpico Internacional (COI) considerou o caso encerrado: "As imagens são inapropriadas, mas eles pediram desculpas e não tiveram o objetivo de ofender. Não há mais motivos para discussões."

A Seur anunciou que não vai interromper a campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]