• Carregando...
Os representantes dos 12 clubes da Série A se reuniram na sede da Federação: opção por um Campeonato Paranaense mais longo, que beneficie o calendário dos times do interior do estado | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Os representantes dos 12 clubes da Série A se reuniram na sede da Federação: opção por um Campeonato Paranaense mais longo, que beneficie o calendário dos times do interior do estado| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

O Paranaense 2013 começou a "nascer" ontem, em arbitral que reuniu os 12 times da Sé­­rie A na sede da Federação Pa­­ra­­­­naense de Futebol (FPF). E, apesar do avanço no regulamen­to, com a retirada do polêmico item que desprezava o saldo de gols na final, privilegiando a decisão por pênaltis, o Es­­ta­­dual segue com a arrastada fórmula que beneficia os clubes do interior. O campeonato começa no dia 19 de janeiro e vai até 19 de maio.

Para poder fazer com que todas as equipes tenham calendário até as últimas datas reservadas para os regionais (23 no total), a FPF decidiu manter o turno e returno por pontos corridos, formatação usada há duas temporadas. Os campeões de cada etapa fazem a final em dois jogos. Se um mesmo time vencer as duas fases é campeão direto.

Apenas o Atlético, favorá­vel à manutenção das penalidades na decisão, votou contrário ao regulamento, este uma sugestão de Coritiba e Cianorte. "Eu acho bacana esse regulamento", resumiu Hélio Cury, presidente da FPF.

Além da vencedora, havia outras duas fórmulas na mesa. A sugestão da RPC TV, que negocia com os clubes a transmissão do campeonato, pretendia deixar o Paranaense parecido com o Carioca. Ou seja, dois grupos de seis times com turno e returno.

Na primeira metade, os confrontos seriam dentro das chaves. Os dois melhores avançariam à semifinal (dois jogos). Os ganhadores fariam a final, também em duas partidas, sempre usando o critério dos pontos acumulados como desempate.

O mesmo se daria no returno, com a única diferença de que os duelo iniciais se dariam contra representantes do outro grupo. Os vencedores de cada turno fariam a final – que seria evitada apenas se o mesmo clube erguesse a taça das duas fases.

Por fim, o Paranavaí queria uma disputa em pontos corridos na qual os oito primeiros avançariam. A partir daí, seriam confrontos mata-mata.

Um outro ponto que ten­­de a trabalhar contra o Pa­­ra­­naense 2013 é que tanto Atlé­­tico quanto Coritiba estudam usar equipes sub-23 no torneio, priorizando a Copa do Brasil, que a partir do ano que vem vai de abril a novem­­bro, e a preparação para o Brasileiro, com início programado para maio.

O ponto favorável é o re­­torno do Paraná, que neste ano ganhou a Série Prata e volta à elite estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]