Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Atletismo

Frank Caldeira e Lindomar de Oliveira são esperanças do Brasil na Corrida de Reis

Maior prova de rua do centro-oeste brasileiro, competição deste domingo deve contar com cerca de 10 mil atletas entre profissionais e amadores

Frank Caldeira e Lindomar de Oliveira são as esperanças da XXVI edição da Corrida de Reis deste domingo. Maior prova de rua do centro-oeste, a disputa deste ano deve contar com a participação de 10 mil corredores, entre profissionais e amadores.

A largada para atletas especiais acontece às 7h45. A elite feminina sai às 8h, enquanto a elite masculina e os demais competidores largam às 8h15m. O Esporte Espetacular transmite a chegada ao vivo.

Com apenas 49kg, Frank teme sofrer com o calor da capital do Mato Grosso.

"No ano que venci, sofri muito. No meu caso, que tenho pouca massa muscular, tem que ter um cuidado maior ainda", disse.

Dispostos a estragar a festa verde-amarela, os fundistas africanos também confirmaram presença. O tanzaniano Marco Joseph, vencedor no ano passado, e o queniano Nicholas Koech, bicampeão da Volta da Pampulha, correrão nas ruas de Cuiabá. Entre as mulheres, as quenianas Pasalia Kiproech, primeiro lugar na São Silvestre de 2009, e Karie Margaret, vencedora da prova em 2006, serão as principais rivais de Nadir Siqueira, Maria Zeferina Baldaia e companhia.

O percurso tem 10 quilômetros e passa por cinco avenidas. A largada acontece próximo à Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande. Os atletas passam pelas avenidas Beira Rio e Tenente Coronel Duarte até chegar na Praça das Bandeiras, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá. São 20 categorias, 10 no masculino e 10 no feminino, diferenciadas pela faixa etária.

A Corrida de Reis foi realizada pela primeira vez em 1985. O nome é uma referência ao dia de Reis (6 de janeiro), homenagem aos três Reis Magos, data da primeira disputa. Em seus primeiros anos, uma média de 200 a 300 corredores participava do evento. Na edição passada, Nancy Kipron, do Quênia, e Marco Joseph, da Tansânia, foram os vencedores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.