• Carregando...
Antônio Lopes pediu experiência e recebeu os colombianos Vanegas e Serna: treinador está otimista com o 2010 rubro-negro | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Antônio Lopes pediu experiência e recebeu os colombianos Vanegas e Serna: treinador está otimista com o 2010 rubro-negro| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Promessa

2010 tem tudo para ser o ano de Alex Sandro. Depois do entra e sai na lateral-esquerda, o jogador mudou de ares, virando volante no quarto trimestre do ano passado. A improvisação deu certo e o jogador ganhou pontos com Antônio Lopes. Ao que tudo indica, começa a temporada entre os titulares: no meio de campo.

Craque

Não resta dúvida de que Paulo Baier é o principal jogador do Atlético. Por tudo o que fez na parte final do Brasileiro, o meia ganhou poderes na Baixada. Além de um novo contrato (renovado antecipadamente), o camisa 10 e capitão do time ganhou o direito de dar pitacos nas contratações do clube.

Incógnita

Ninguém sabe ao certo como Claiton estará em 2010. Depois de um período no futebol japonês e de uma grave lesão no tendão de Aquiles, o Predador tenta recuperar espaço no Furacão. Se jogar o que jogou em 2007, rapidamente vira titular e ganha de novo o coração dos atleticanos. Só não pode repetir Alex Mineiro, o antigo ídolo que ainda não disse a que voltou.

  • Decisivo na temporada passada, Paulo Baier renovou contrato, ganhou status de consultor e vai liderar o time também em 2010
  • Veja o time do atlético para a temporada
  • Veja um diagnóstico do Atlético Paranaense

O Atlético esperou os últimos dias do ano velho para começar a dar uma roupagem diferente para o ti­­me que, pela quarta temporada consecutiva, deu muitos sustos na torcida.

A reformulação no Rubro-Ne­­gro começou de trás para frente. Tão logo o clube terminou o Brasileiro, escapando uma vez mais do rebaixamento, a diretoria anunciou o desligamento de 11 atletas. Entre no­­mes como o do atacante Brasão, que veio, viu e não jogou, evidenciando erros na execução do planejamento-09, a dispensa que mais chamou a atenção foi a do volante Rafael Miranda, titular durante boa parte do ano – na verdade a cúpula atleticana não fez muito esforço para prorrogar o vínculo do meia.

Vinte dias após a debandada geral, quando os torcedores já não escondiam a preocupação com a baixa velocidade nas re­­posições, o Fu­­racão anunciou a chegada dos dois primeiros re­­forços: o atacante Jorge Serna, 30 anos, ex-Envigado, e o za­­gueiro Samuel Vanegas, 33, que defendeu o Independiente Me­­dellín até o ano passado.

Estratégia antiga, de buscar na vizinha Colômbia peças de boa qualidade técnica e, principalmente, a preço baixo. Deu certo com Valencia e Ferreira. Por outro lado, as apostas em Ma­­rín e Dayro Moreno falharam. "São jogadores experientes, que se encaixaram dentro do orçamento do Atlético. Te­­­nho certeza que serão muito im­­portantes para o clube", afirma Borba Filho, espécie de consultor informal da atual diretoria e responsável por indicar a dupla ao Rubro-Negro.

Niehues, auxilar de Antônio Lopes, viajou à Colômbia para ver os reforços em ação. Apro­­vou. "São jogadores consagrados e que caem como uma luva para a necessidade do Atlético", explica ele.

A primeira leva de novas caras, porém, ainda não atende a todos os pedidos de Lopes. O técnico quer mais. "Pelo menos três ou quatro reforços de alto nível, que venham para ser titulares", ressalta o treinador. Bru­­no Mineiro, campeão da Série C pelo América-MG e que disputou a parte final do Bra­­sileiro emprestado ao Náutico, é cortejado. Contudo, a oferta feita pelo Atlético não agradou ao agente do jogador. Além dele, o clube aposta nos retornos de Gerônimo (lateral-direito), Alan Bahia (volante) e Kaio (meia).

Lopes quer mais qualidade para poder tirar do papel um sonho antigo dos atleticanos: a Copa do Brasil. "Sabemos que temos condições de ganhar o Estadual. Mas, aqui no Atlético, todos estão ansiosos pela Copa do Brasil", avisa o Delegado, projetando um calendário internacional para o time em 2011.

Entre as resoluções de fim de ano de Lopes estão ainda recuperar o futebol de Alex Mineiro, resolver o problema das laterais (especialmente após a saída de Nei) e do ataque atleticano. Na­­da que tire o otimismo do experiente treinador. "Estou com esperança", diz, entregando o otimismo. Otimismo que ainda não encontra eco nas arquibancadas.

* * * * *

4 Questões

Airton Cordeiro, Carneiro Neto e Dionísio Filho, colunistas da Gazeta do Povo, projetam o que pode ocorrer com o Atlético na largada da temporada

1 - Com esse elenco que se apresen­ta dia 4, o Atlé­tico vai chegar ...

Airton... No Paranaense é o favorito, mas, com esse time, no máximo vai brigar por uma colocação intermediária no Brasileiro.

Carneiro... Se continuar assim, terá mais um ano de sofrimento, lutando para não cair.

Dionísio... Dos três é o que pode fazer a melhor campanha. Manteve a base e o comando técnico. Mas não deve lutar nem por Libertadores. Pode dar sorte, claro, mas, pelo bom senso, não vejo condição.

2 - Falta contratar...

Airton... Como perdeu o Nei, deve encontrar um substituto para a lateral-direita. E solucionar o problema do ataque.

Carneiro... Um bom goleiro, alas e um atacante que saiba fazer gol.

Dionísio... Principalmente jogadores para o meio de campo.

3 - O clube acertou em manter...

Airton... Gostei da presença do Lopes. Tem liderança, comando... E, é claro, do Paulo Baier, sem dúvida alguma o cacife maior do Atlético.

Carneiro...... A comissão técnica liderada pelo Antônio Lopes.

Dionísio... O Manoel, que foi a grande revelação do clube. E ainda estou acreditando no Alex Mineiro, que se fizer um boa pré-temporada pode voltar a jogar bem.

4 - O clube acertou em deixar partir...

Airton... São todos substituíveis.

Carneiro... O clube não mandou muita gente embora, mas precisa resolver a questão do Alex Mineiro, que foi inútil no ano passado, a pior contratação do clube.

Dionísio... O Nei, pela dinâmica e pela força. Ele foi bem como líbero. Mas depender da bola do Nei para se destacar não dá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]