• Carregando...
Wallyson entrou no segundo tempo e consolidou a vitória atleticana no Joaquim Américo | Rodolfo Bührer / Agência Gazeta do Povo
Wallyson entrou no segundo tempo e consolidou a vitória atleticana no Joaquim Américo| Foto: Rodolfo Bührer / Agência Gazeta do Povo

Veja os gols dos jogos dos times paranaenses na rodada do fim de semana

LANCE A LANCE: Confira a ficha técnica e os principais momentos da vitória rubro-negra

RESULTADOS: Acompanhe os resultados de mais uma rodada do Brasileirão

CLASSIFICAÇÃO: Veja como está a tabela da Série A após essa rodada

PRÓXIMOS JOGOS: Saiba quem o seu time enfrenta na rodada que vem

  • Contra seu ex-clube, Paulo Baier mostrou novamente um bom futebol com a camisa atleticana
  • Marcinho mostrou faro de gol e abriu o placar na Arena da Baixada
  • Marcinho foi um dos principais destaques do Furacão contra o Esmeraldino
  • Fernandão entrou no Goiás no segundo tempo, mas pouco fez
  • A pontaria certeira de Wallyson deu números finais ao confronto

Pressionado pela aproximação da zona do rebaixamento, o Atlético Paranaense fez bem a lição de casa, venceu o Goiás por 2 a 0 na noite deste domingo, na Arena da Baixada, e quebrou um jejum de três partidas sem vitória no Campeonato Brasileiro. O resultado levou o Furacão aos 43 pontos, abrindo sete da área da degola e ficando encaminhado para se livrar de qualquer perigo com mais alguns pontos nas últimas quatro rodadas.

Salvo em uma única jogada, logo no início do segundo tempo com Fernandão, o Goiás foi inofensivo no ataque e chegou ao seu oitavo jogo sem triunfar. O domínio foi praticamente completo do Rubro-Negro, porém a equipe não criou tantas chances claras, embora tenha tido muito mais posse de bola do que o adversário. Mas as duas criadas e anotadas foram suficientes para fazer a alegria dos mais de 16 mil presentes.

Segundo a matemática, o Atlético entra em campo nas quatro próximas rodadas com a necessidade de pelo menos 50% de aproveitamento (duas vitórias) para chegar aos 49 pontos e não correr qualquer risco de queda. Todavia, se vencer o próximo confronto direito, no próximo domingo (15) diante do Fluminense, no Maracanã, às 18h30, o número para o Furacão cai para 46. O importante para os atleticanos é a aproximação do fim do "pesadelo".

Por outro lado, o Goiás segue em queda livre e é o 10º, estacionado nos 47 pontos. O time tentará a reabilitação no Serra Dourada, contra o Santo André, às 18h30 de domingo que vem.

Furacão domina, sai na frente e sofre com violência esmeraldina

No confronto das equipes em jejum de vitórias, o mando de campo favoreceu o Atlético nos 45 minutos iniciais. A equipe do técnico Antônio Lopes procurou do começo ao fim o gol do goleiro Harlei, mas encontrou dificuldades enquanto o Goiás tentou jogar bola. As ações ficaram muito restritas no meio-campo e na área intermediária até os 10 minutos de bola rolando no Joaquim Américo.

Quando os meias Wesley e Paulo Baier passaram a chamar mais o jogo, o Furacão começou a crescer e empurrar o time esmeraldino para trás. Ao mesmo tempo que perdia terreno e não conseguia se encontrar, o Goiás mostrou muito nervosismo e passou a bater, na tentativa de parar a ascensão atleticana na partida. Se movimentando muito, o atacante Rodrigo Tiuí e a torcida pediram um pênalti, em lance com o zagueiro Rafael Tolói e que o árbitro Sálvio Spinola mandou seguir.

Já senhor do jogo, o Atlético abriu o placar aos 23 minutos. Paulo Baier cruzou para Marcinho, a bola até ia correndo demais e ficando mais para Harlei, porém o meia mostrou eficiência e técnica para chegar antes e tocar na saída do arqueiro goiano. Em vantagem, o Rubro-Negro paranaense seguiu imprimindo um ritmo forte e veloz, explorando ora as laterais, ora o meio da defesa do Goiás. Os comandados de Hélio dos Anjos se resumiam assim a se defender, nem sempre com lealdade.

Antes do intervalo, Nei (de cabeça) e Paulo Baier (em cobrança de falta) por pouco não aumentaram a vantagem atleticana. O resultado parcial, além de pôr fim a um jejum de três jogos sem vitória, ia ajudando o Atlético a ganhar fôlego na briga contra o rebaixamento. Contudo, todos os jogadores reconheceram que era preciso buscar mais no segundo tempo.

"Hoje os triângulos ofensivos estão funcionando, estamos conseguindo pressionar e sair para o ataque. A hora é de perseverar e fazer mais gols", disse Marcinho. "Pela primeira vez estou atuando como fazia na Ponte Preta, com liberdade para jogar pela ala e pelo meio. Temos que aumentar", completou Nei.

Fernandão entra, quase empata, mas Wallyson garante os três pontos

Hélio dos Anjos desmontou o 3-5-2 na etapa complementar, optando pela entrada de Fernandão como principal peça ofensiva. O jogador apareceu logo nos primeiros minutos em duas situações, e em uma delas Galatto apareceu com propriedade, impedindo o empate. Quando o Atlético conseguiu encaixar a marcação, neutralizou a pressão esmeraldina e voltou a dominar, resumido aos contra-ataques. Wallyson entrou na vaga de Tiuí justamente para isso, porém iniciou de forma tímida.

Se o Goiás não incomodava tanto a partir dos 15 minutos, o árbitro passou a preocupar o Rubro-Negro. Marcações duvidosas e outros apontamentos de Sálvio Spinola preocuparam Antônio Lopes, que passou a orientar muito os seus atletas. O placar de 1 a 0 era perigoso e o Delegado pedia para a equipe insistir nas jogadas em velocidade. Funcionou. Aos 30 minutos, Wallyson tabelou com Rafael Miranda, entrou na área e aumentou para o Atlético.

Com dois gols de desvantagem, o Esmeraldino se entregou em campo e não deu mais trabalho à defensiva rubro-negra. O Atlético administrou o resultado até o final, mantendo a posse de bola no ataque e procurando brechas, as quais não apareceram para que o terceiro viesse. Mas os três pontos já estavam assegurados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]