• Carregando...
Lionel Messi chegou sorridente a tribunal em Gava, na Espanha, nesta sexta-feira | Albert Gea / Reuters
Lionel Messi chegou sorridente a tribunal em Gava, na Espanha, nesta sexta-feira| Foto: Albert Gea / Reuters

Lionel Messi e seu pai, Jorge Horácio Messi, compareceram nesta sexta-feira (27) a um tribunal espanhol, na cidade de Gava, para prestar esclarecimentos em relação ao caso de fraude fiscal milionária no qual estão envolvidos. O astro do Barcelona foi ouvido pelo juiz da corte local por cerca de meia hora.

Depois do interrogatório, Messi e o pai deixaram o tribunal em carros separados, enquanto o advogado deles, Cristóbal Martell, revelou que a família prometeu colaborar com a Justiça e evitar bater de frente com as leis fiscais espanholas.

Martell destacou que os clientes prometeram agir com "transparência, clareza e senso de cooperação", e que as "coisas estão indo bem" para que tudo seja resolvido com a Justiça espanhola. "Ficou evidente que havia pouca intenção de cometer fraude e uma grande vontade de normalizar a situação com a administração fiscal, assim como não ficar envolvido em uma batalha feroz com o Estado em uma tentativa de interpretar os regulamentos fiscais atuais", disse o advogado na porta do tribunal de Gava, que fica ao sul de Barcelona, perto da residência de Messi.

Uma denúncia apresentada pelo Ministério Público da Espanha, em junho, acusou o jogador argentino e seu pai de terem tentado esconder ganhos obtidos por meio da exploração de direitos da imagem do astro nas declarações de imposto de renda de 2007, 2008 e 2009. A Justiça alega que eles sonegaram cerca de 4 milhões de euros neste período.

O pai de Messi fez um pagamento de mais de 5 milhões de euros, em 14 de agosto, para cobrir impostos atrasados, cobrados com juros. Por causa disso, o tribunal entendeu que os acusados não precisariam arcar com o pagamento de fiança.

A audiência realizada nesta sexta serviu para esclarecer se há indícios claros de ilegalidade. Se isso tivesse ficado provado, de fato, o juiz poderia pedir que Messi e seu pai fossem julgados, o que impediria um acordo com a Justiça fora dos tribunais.

Se o caso for a julgamento e eles venham a ser considerados culpados, podem ser condenados a pagar multa de até 150% sobre o valor dos impostos atrasados e até correriam o risco de passar um tempo na cadeia.

O craque do Barça e seu pai, porém, sempre negaram qualquer irregularidade, sendo que nesta sexta-feira o atleta chegou ao tribunal sorrindo. Ele foi aplaudido por um grupo de fãs, muitos deles crianças. Cerca de 100 jornalistas e fotógrafos aguardavam pela passagem do argentino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]