• Carregando...
Johan Cruyff , em julho deste ano, durante eleições do Barcelona. | Andreu Dalmau/EFE
Johan Cruyff , em julho deste ano, durante eleições do Barcelona.| Foto: Andreu Dalmau/EFE

Ídolo holandês e um dos melhores jogadores da história do futebol, Johan Cruyff deixou todos os fãs da modalidade mais preocupados nesta quinta-feira (22). O ex-jogador de Ajax e Barcelona foi diagnosticado com câncer no pulmão. A informação teria sido passada a ele na última terça-feira (20).

Quem confirmou o diagnóstico foi a porta-voz do craque, Carol Thate. Ela também admitiu que o holandês foi submetido a exames médicos, que confirmaram a doença, durante a semana. Agora, resta esperar para saber os próximos passos para o tratamento do craque.

Em 1974, Johan Cruyff (à esq.), com Hugo Sotil e Johan Neesken.STF

O câncer pode ter sido causado pelo cigarro, já que Cruyff era fumante até precisar passar por uma cirurgia de ponte de safena emergencial em 1991, quando era técnico do Barcelona. De lá para cá, inclusive chegou a participar de campanhas contra o tabagismo.

No comercial (veja o vídeo abaixo), ele diz: “Sou Johan Cruyff. Em minha vida, tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo. Por outro lado, fumar quase me tira tudo.”

Assim que a notícia foi confirmada, Ajax e Barcelona, clubes pelo qual Cruyff brilhou mais intensamente, manifestaram solidariedade ao craque. Presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu escreveu em seu Twitter: “Johan, esta partida você também ganhará. Ânimo e muita força em nome de todo o clube”.

Já no Ajax, quem falou foi o dirigente e ex-goleiro Edwin van der Sar. “Nós falamos com sua porta-voz, Carol Thate, e ela confirmou que Johan está com câncer no pulmão. Em nome do clube, eu desejo a Johan e a sua família muita força e uma rápida recuperação.”

O vício de Cruyff era tamanho nos tempos de jogador que ele fumava nos intervalos das partidas.

Cruyff foi tricampeão da Liga dos Campeões com o Ajax, além de oito vezes campeão do Campeonato Holandês. Pelo Barcelona, faturou o Espanhol de 1973/1974 e a Copa do Rei de 1977/1978. Foi também o principal nome da seleção holandesa que trouxe para o futebol a “Laranja Mecânica” e se sagrou vice-campeã da Copa do Mundo de 1974, que ficou com a Alemanha.

Como técnico, comandou o Ajax, o Barcelona e a seleção da Catalunha, tendo levado o time espanhol ao seu primeiro título da Liga dos Campeões, em 1991/1992. Estava afastado de qualquer função no futebol desde que deixou o cargo de consultor do Chivas Guadalajara em 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]