• Carregando...
 | /
| Foto: /

Revelar jogadores para o time principal é o grande objetivo de Atlético , Coritiba e Paraná , que iniciam no próximo sábado (2) a disputa da 47.ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O Atlético há tempos vem priorizando a utilização de times de categorias inferiores à sub-20, limite da competição. Em 2016 o time vai se dividir em dois. Enquanto parte dos atletas vai para um torneio na Índia (de 22 de janeiro a 7 de fevereiro), os mais novos, da categoria sub-17, seguem para o interior paulista para a Copa São Paulo.

Essa estratégia, segundo o coordenador das categorias de base do Furacão, Marcelo Vilhena, fortalece a equipe principal. “Nossa política é diferenciada da maioria dos clubes, e é bem clara: colocar o maior número possível de jogadores no time principal. Isso normalmente gera uma diminuição na conquista de títulos, mas ficamos felizes mesmo assim”, diz.

Zagueiro Zé Marcos, do Atlético, tem passagens pelas seleções de base.Divulgação/Atlético

Neste ano, o Furacão conquistou os Estaduais sub-15 e sub-17. Em 2014, chegou à final do Brasileiro sub-20 e nesta temporada à decisão da Copa do Brasil sub-20. “O importante é dar bagagem, vivência para estes jogadores. Se o título vier, será excelente e mérito total deles”, completa.

No Coritiba, o processo de reestruturação de todo o departamento de futebol atingiu em cheio a montagem e os trabalhos preparatórios do time para a Copa São Paulo. Com a saída de Eduardo Barros para o Audax-SP, Mozart treinou o time no Brasileirão sub-20, que agora está sob o comando de Sandro Forner.

Goleiro Gabriel é destaque do Coritiba na Copa São Paulo.Divulgação/Coritiba

A exemplo do Atlético, o Coxa pensa menos no título e mais na formação. “Será um time bem jovem, com poucos jogadores próximos à idade limite, e até três anos menos. Isso é muito importante para que eles possam adquirir experiência”, explicou Forner, que deixa como incentivo a promoção de atletas como o zagueiro Juninho, titular da zaga, Thiago Lopes e Guilherme Parede, ambos com chances no último Brasileirão.

Guga já teve oportunidades no time principal do Paraná.Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Paraná aposta no bom trabalho feito pelo técnico Luciano Simm no comando da equipe sub-19, que vai para a Copa SP será formado 90% pelos atletas campeões do Paranaense da categoria.

Não por acaso, essa é considerada a melhor safra de jogadores dos últimos anos. “Nunca tivemos uma preparação tão boa quanto essa. Recebemos incentivos, tivemos treinos e amistosos muito bons e perdemos apenas dois jogadores do time campeão. Temos tudo para fazer uma campanha histórica”, aposta Simm. “Eles podem render mais dois anos como juniores. É a melhor safra. Temos grandes condições de dar para o time principal um retorno técnico imediato”, garante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]