• Carregando...
Técnico do sub-23 atleticano ainda não levantou taças dentro do Brasil | André Rodrigues / Gazeta do Povo
Técnico do sub-23 atleticano ainda não levantou taças dentro do Brasil| Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

O Campeonato Paranaense é a chance de o técnico Arthur Bernardes quebrar um tabu individual. Com 25 anos de carreira, o comandante do Atlético sub-23 nunca levantou uma taça dentro de seu país. Os dois títulos que estampa no currículo foram conquistados do outro lado do oceano: o Troféu Ramon de Carranza, pelo Atlético-MG, em 1990; e o campeonato dos Emirados Árabes Unidos, pelo Al-Wasl, em 1997.

Do torneio espanhol, disputado em Cádiz, na Espanha, participaram dois jogadores que pouco tempo depois desfilariam pela Baixada: o meia Eder Lopes e o atacante Eder Aleixo. Também esteve em campo outro nome conhecido da torcida do Furacão, o meia Gilberto Costa, campeão paranaense de 1990.

A campanha não chegou a ser brilhante. Primeiro, o Galo bateu o Atlético de Madrid nos pênaltis, por 4 a 2, depois de empate sem gols no tempo normal. Depois, bateu o Santos na decisão, fazendo 1 a 0 com gol de Marquinhos. O Cádiz era o quarto time da competição. Bernardes treinava seu terceiro time naquela época. O Furacão sub-23 é seu 26.º.

"Ele era novo na carreira, mas já era muito estudioso e procurava estar à frente do seu tempo. Montou um belo time lá, um dos melhores meios de campo que o clube já teve", defende Gilberto Costa. Segundo o ex-atleta, hoje técnico, chamava a atenção a maneira como Bernardes conversava com os atletas e conseguia tirar o melhor de cada um na hora da decisão.

"O Arthur deixava a gente à vontade para jogar com alegria, mas cobrava responsabilidade de posicionamento e que jogássemos como uma equipe", afirma. "Ele conhece de futebol. Logo vai ser aproveitado na comissão técnica da equipe principal do Atlético", aposta Gilberto Costa. Na torcida para o ex-comandante ser campeão paranaense após uma campanha de 11 vitórias, 7 empates e 4 derrotas (aproveitamento de 60,6%), Costa diz acreditar que falta só deixarem Bernardes trabalhar para que o primeiro título em território nacional aconteça. "Todo o trabalho que ele faz sempre deixa uma boa base. No Atlético tenho certeza que ele vai ter esta continuidade", finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]