• Carregando...
Torcida atleticana que for à Arena domingo vai ajudar os refugiados sírios. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Torcida atleticana que for à Arena domingo vai ajudar os refugiados sírios.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Atlético vai ajudar os refugiados sírios na Europa. O clube paranaense vai doar R$ 1 de cada ingresso, incluindo dos sócios, do jogo com a Ponte Preta, domingo (27), para auxiliar os migrantes.

Homem sírio beija criança em centro de refugiados em Hanau, na Alemanha: Furacão vai colaborar em campanha humanitária.KAI PFAFFENBACH/REUTERS

A doação faz parte da campanha humanitária lançada pelo Porto, de Portugal para ajudar os refugiados que fogem da guerra civil na Síria. A campanha lançada pelo clube português tem o apoio da Uefa, a entidade que rege o futebol europeu, que enviou carta aos outros 31 clubes que disputam a Liga dos Campeões para que também colaborem.

“Compareça ao Estádio Atlético Paranaense neste domingo (27), ajude o Furacão em mais um desafio do Campeonato Brasileiro e faça parte desta ação humanitária”, conclama o Atlético o torcedor em seu site.

Os clubes alemães foram os primeiros a sinalizar ajuda aos refugiados sírios. Mesmo antes da imagem do menino Aylan Kurdi morto afogado em uma praia quando tentava entrar na Turquia de barco com a família, o Bayern de Munique já havia anunciado a doação de um milhão de euros, além da criação de um centro de treinamentos para crianças refugiadas.

Na sequência, times com o St. Pauli demonstrou apoio à causa, com os jogadores entrando em campo com a faixa “Bem-vindos, refugiados”. Já o Borussia Dortmund recebeu 220 refugiados para assistir a uma partida pela Liga Europa.

O Real Madrid também doou um milhão de euros à causa. Já o Celtic, da Escócia, anunciou que doara dinheiro de eventos beneficentes.

A crise atual de refugiados, com a repressão do ditador Bashar al-Assad aos oposicionistas de seu governo, é a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial. Só no primeiro ano da crise, em 2011, 4 milhões de pessoas deixaram a Síria.

Desde janeiro, perto de 365 mil migrantes, entre sírios e africanos, atravessaram o Mar Mediterrâneo tentando entrar no continente europeu. Desses, 2.700 morreram. Os dados são da Acnur, a Agência para refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]