Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
brasileiro

Atlético estreia com vitória e aplausos na Baixada

Furacão não deu chances para o Internacional, que entrou com o time reserva. Walter foi um dos destaques

Jogadores comemoram gol de pênalti de Felipe -- o segundo do Atlético na partida | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Jogadores comemoram gol de pênalti de Felipe -- o segundo do Atlético na partida (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

Nem parecia o mesmo time. O Atlético que falhou no Campeonato Paranaense, disputou o Torneio da Morte e foi eliminado pelo Tupi na Copa do Brasil, foi sepultado neste domingo (10), na Arena da Baixada. Pela primeira rodada do Brasileirão, o Furacão fez jus ao apelido e venceu o Internacional por 3 a 0, com uma atuação convincente, tanto tática quanto tecnicamente.

Um triunfo que pode ser atribuído, em parte, ao atacante Walter. A principal contratação rubro-negra no ano mostrou que está mais solto. Fez o primeiro gol e participou das jogadas dos seguintes. Apesar da boa atuação, preferiu dividir o mérito com os companheiros e com o técnico Milton Mendes. “Jogamos bem. O grupo e o treinador estão de parabéns. Poucos conhecem ele [Milton Mendes], mas temos aqui uma família”, disse o camisa 18.

E ele pode mesmo dividir a vitória com os jogadores, principalmente da defesa, e também com o comandante. O principal destaque do início da partida foi o sistema tático de Milton Mendes, que funcionou muito bem defensivamente. Os zagueiros Gustavo e Kadu, apoiados pelos laterais Eduardo e Natanael, que só subiam com a bola dominada, formavam uma linha de quatro defensores protegida pelos volantes Deivid e Jadson. No ataque, só Walter.

Bem organizado, deu muito certo nos primeiros 25 minutos de jogo. Aos 14, Marcos Guilherme cruzou para Walter, de cara para o gol, abrir o placar com facilidade. O Atlético mandava na partida. Porém, a força na defesa cobrava um preço na velocidade do meio de campo, que pouco criava.

O treinador percebeu o problema, porque o Atlético voltou muito mais veloz no segundo tempo. “Nossa equipe jogou como já tinha feito em partes do jogo contra o Tupi, de forma organizada. Soube sofrer quando foi necessário, se postar atrás da linha, fazer contra-ataque em transição rápida”, analisou o técnico após a partida.

O diagnóstico do técnico foi correto. O time foi para cima do Colorado e, depois de uma chance incrível perdida por Felipe, Walter sofreu pênalti ao ser puxado por Alan Ruschel. Felipe bateu e marcou o segundo. Quatro minutos depois, em outro contra-ataque rápido, Walter tentou cruzar para Douglas Coutinho, mas o zagueiro Paulão tocou contra o próprio gol na tentativa de afastar.

Com Paulão (cobiçado pelo próprio Atlético no início do ano), Réver (campeão da Libertadores em 2013), Anderson (recém-contratado junto ao Manchester United), Alex, Valdívia e Rafael Moura, o Inter pressionou muito, jogou uma bola na trave, mas quase não levou perigo.

Mesmo se tratando de um time B do Inter (de fazer inveja, claro), a impressão é de que o Atlético não vai sofrer tanto quanto a campanha no Paranaense dava a entender.

O motivo para a mudança pode ser psicológico. Como desde 2013 o time principal está condicionado a disputar somente as maiores competições, inconscientemente entrou sem a seriedade necessária no Estadual. Voltando ao Brasileiro, como os carrinhos e o empenho em campo demostraram neste domingo, a equipe voltou ao seu ambiente, aparentemente, natural.

Craque

Walter

O atacante é referência ofensiva do Furacão e participou das jogadas dos três gols rubro-negros.

Bonde

Rafael Moura

Peça nula no ataque dos gaúchos, He-man se entregou a marcação da defesa atleticana.

Guerreiro

Marcos Guilherme

Após sofrer muitas cobranças nas partidas anteriores, o meia deu passe para o priemiro gol e saiu aplaudido pela torcida no final do jogo.

Chave do jogo

O esquema montado pelo treinador Milton Mendes deu certo, o time foi firme na marcação e soube aproveitar os espaços deixados pelo Internacional.

Cartões

Amarelos: Eduardo (A); Alan Ruschel, Silva (I)

Próximos jogos:

Atlético: Goiás (f), Atlético-MG (c), Joinville (f)

Internacional: Avaí (c), Vasco (f), São Paulo (c)

Walter aproveita o cruzamento para dar um toque de primeira e balançar as redes | Hugo Harada/Gazeta do Povo

1 de 15

Walter aproveita o cruzamento para dar um toque de primeira e balançar as redes

Dia da Mães; muitas mães aproveitaram para comemorar no estádio o dia delas | Hugo Harada/Gazeta do Povo

2 de 15

Dia da Mães; muitas mães aproveitaram para comemorar no estádio o dia delas

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

3 de 15

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

4 de 15

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

5 de 15

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

6 de 15

Jogadores do Atlético entraram no gramado ao lado de mães -- algumas, dos próprios jogadores | Hugo Harada/Gazeta do Povo

7 de 15

Jogadores do Atlético entraram no gramado ao lado de mães -- algumas, dos próprios jogadores

Torcida empurra o Furacão em desafio inicial no Brasileirão | Hugo Harada/Gazeta do Povo

8 de 15

Torcida empurra o Furacão em desafio inicial no Brasileirão

Deivid (com a bola) recebe lançamento, cercado de marcadores do Internacional | Hugo Harada/Gazeta do Povo

9 de 15

Deivid (com a bola) recebe lançamento, cercado de marcadores do Internacional

Marco Damasceno, (à esq.) carrega a bola em bom ataque atleticano | Hugo Harada/Gazeta do Povo

10 de 15

Marco Damasceno, (à esq.) carrega a bola em bom ataque atleticano

Felipe (à dir.) tenta fazer o corte em jogada da equipe gaúcha | Hugo Harada/Gazeta do Povo

11 de 15

Felipe (à dir.) tenta fazer o corte em jogada da equipe gaúcha

Jogadores comemoram gol de Walter, o primeiro do Rubro-negro | Hugo Harada/Gazeta do Povo

12 de 15

Jogadores comemoram gol de Walter, o primeiro do Rubro-negro

Felipe sofre a falta durante partida contra o Internacional neste domingo (10) | Hugo Harada/Gazeta do Povo

13 de 15

Felipe sofre a falta durante partida contra o Internacional neste domingo (10)

Disputa de bola pelo alto, durante a vitória atleticana na estreia no Brasileirão | Hugo Harada/Gazeta do Povo

14 de 15

Disputa de bola pelo alto, durante a vitória atleticana na estreia no Brasileirão

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

15 de 15

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.