Marcos Guilherme celebra o gol do jogo na Baixada.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Os jogadores do Sportivo Luqueño tiraram fotos no gramado da Arena, a torcida paraguaia lotou o seu espaço, mas o Atlético fez valer o mando de campo. Largou na frente no confronto válido pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, ao triunfar por 1 a 0, nesta quarta-feira (21).

CARREGANDO :)

Com o resultado, gol de Marcos Guilherme, o Furacão ainda encerrou um jejum incômodo. Eram cinco partidas seguidas sem vencer, quatro pelo Brasileiro e uma pela Sul-Americana. O último sucesso havia sido contra o Brasília (1 a 0), dia 24 de setembro, pelo torneio internacional.

FOTOS: Porcos, cerveja, crianças e musa. Torcida do Luqueño fez festa na Baixada

Publicidade

Foi também o primeiro triunfo do técnico Cristóvão Borges no comando da equipe. Até então, o substituto de Milton Mendes havia comandado o time no empate com o Cruzeiro (2 a 2) e no revés para o Corinthians (4 a 1).

O confronto de volta com o Luqueño pelas quartas de final será disputado na próxima quarta-feira (28), no estádio Feliciano Cáceres, em Luque, no Paraguai. Quem passar, pega nas semifinais o vencedor de Chapecoense e River Plate. “O jogo foi muito catimbado, com marcação acirrada. E na volta, pela mobilização deles, pelo estádio, será 10 vezes pior. Será uma grande pressão, mas vamos no preparar. Sabemos o que vamos encontrar”, projeta Cristovão.

LANCE A LANCE: Veja como foi Atlético x Sportivo Luqueño

A bola rolou na Baixada e o Atlético passou a controlar as ações. Foi assim ao longo de todo o primeiro tempo, que terminou com 63,8% de posse de bola, contra 36,2% dos paraguaios. Entretanto, a superioridade no controle das ações não foi convertida em chances de gol.

Publicidade

Foram três finalizações do Furacão, todas no alvo, mas apenas uma representou perigo para o goleiro Jorge Chena. Weverton, por sua vez, praticamente não trabalhou. O adversário arrematou três vezes, sempre sem direção.

GALERIA: veja imagens da partida na Arena

O segundo tempo começou com o mesmo panorama. Aos 6 minutos, Walter deixou Dellatorre de frente para o gol, mas o atacante perdeu. Mais tarde, aos 18 minutos, quem teve a chance foi Marcos Guilherme, e o meia não desperdiçou.

Walter ganhou a jogada na direita e cruzou na segunda trave. Nikão encontrou Marcos Guilherme na entrada da área, o camisa 10 ajeitou e tocou com categoria no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0 para o Atlético.

Muita emoção de Marcos Guilherm após marcar. 
Publicidade

Atrás no placar, os paraguaios passaram a arriscar mais, enquanto os donos da casa ficaram com os contra-ataques. E somente já nos minutos finais uma oportunidade clara de gol foi criada. Di Vanni apareceu livre e chutou para Weverton defender.

O Atlético volta a campo no sábado (25), às 17h, para enfrentar o Fluminense, no Rio de Janeiro, pelo Brasileiro.

Confira quem foram os destaques da partida:

Craque

Walter

 
Publicidade

Além de ser a referência do ataque do Furacão, Walter se move o jogo todo, abre espaços para a criação do time e volta para buscar jogo. O lance do gol saiu de uma bola em que Walter brigou com o zagueiro, ganhou e foi ao fundo para cruzar.

Bonde

Hernani

 

O volante não conseguiu endurecer a marcação na primeira etapa e as principais jogadas ofensivas do Luqueño saíram nas costas do jogador. As falhas na marcação e os erros de passe - foram três no primeiro tempo - fizeram a torcida pegar no pé do jogador. Cristóvão Borges sacou o volante no intervalo.

Guerreiro

Marcos Guilherme

Publicidade

Voluntarioso, o meia carregou a bola, puxou contra-ataques e foi o principal encarregado da criação rubro-negra, já que Bruno Mota pouco apareceu na partida.

Gols

2º tempo

1 x 0 (18 min) – Walter ganha a jogada de Leguizamón pela direita e cruza, Nikão recebe atrás da zaga e toca para trás, Marcos Guilherme chega batendo da meia lua e acerta o canto esquerdo de Chena.

Chave do jogo

O jogo foi fraco tecnicamente, com diversos erros de passe e poucas chances de gol. O Sportivo Luqueño veio a Curitiba para tentar levar a decisão para o segundo jogo e armou um esquema defensivo, com marcação acirrada e tentando explorar os contra-ataques. O Atlético ficou preso na marcação paraguaia, os jogadores se mostraram irritados com a pressão do Luqueño e o jogo teve muitas jogadas ríspidas e poucas chances. Em uma das poucas oportunidades criadas pelo Atlético, Marcos Guilherme acertou o chute e marcou o gol do jogo.

Cartões

Amarelos: Bruno Mota (Atlético); Báez, Leguizamón, Miño, Chena, Ramírez (Luqueño)

Publicidade

Jogo de volta:

Partida foi dura no primeiro tempo, com muitas trombadas.
Com cartão amarelo, Hernani acabou substituído no intervalo por Pereirinha.
O camisa 18 Walter iniciou a jogada do primeiro gol do Atlético.
Marcos Guilherme, o camisa 10 do Atlético, comemorou muito o gol marcado na Baixada.
Goleiro Chena dá bronca em Marcos Guilherme após bola dividida na área do Luqueño.
Dellatorre ganhou uma chance no ataque titular, mas não aproveitou. Saiu no segundo tempo para a entrada de Nikão.
Presidente Mario Celso Petraglia acompanhou jogo em um dos camarotes da Arena.
O chileno Vilches em mais uma disputa de bola.
Torcida atleticana mostrou apreensão. Só o gol de Marcos Guilherme trouxe alívio.
Torcida do Luqueño esteve em peso na Arena.