• Carregando...
Claudinei tentará superar sina dos técnicos na Era Petraglia | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Claudinei tentará superar sina dos técnicos na Era Petraglia| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Confirmado ontem como técnico do Atlético para 2015, Claudinei Oliveira será o 17.º candidato a derrubar uma insistente escrita da Era Mario Celso Petraglia. Desde 1995, quando o atual presidente ascendeu ao topo da hierarquia rubro-negra – com hiato entre 2009 e 2011 –, nunca um treinador iniciou e terminou a mesma temporada no cargo. Antes de começar a empreitada do zero no ano que vem, ele comanda o time hoje, às 19h30, contra o Santos, na Arena.

INFOGRÁFICO: Nunca um treinador começou e terminou o ano sob o olhar de Petraglia

Em 16 partidas no Furacão, Claudinei conseguiu as credenciais para convencer a diretoria de que é uma aposta certeira. O ex-paranista tem aproveitamento de 45,8%, mas a campanha de recuperação que conduziu a equipe a cinco vitórias em seis partidas (entre a 28.ª e a 33.ª rodada) salvou o time do rebaixamento com cinco jogos de antecedência.

Outras três características também pesaram para a renovação: o paulista de 45 anos é estudioso, tem facilidade e apreço por trabalhar com jovens e gerencia o dia a dia alinhado à metodologia do clube, explorando os recursos tecnológicos do CT do Caju.

Pontos a favor para, quem sabe, uma inédita temporada completa. Abel Braga, que permaneceu entre janeiro e agosto de 1998, foi o mais longevo comandante de Petraglia em um único ano. "Tenho certeza que ele fica até o fim de contrato, em dezembro do ano que vem. Ele é humilde e muito competente no que faz", aposta o empresário do treinador, Wagner Ribeiro, que não falou sobre dinheiro, mas acertou uma valorização salarial.

O técnico terá um fim de ano similar ao que Ricardo Drubscky teve na transição de 2012 para 2013. Como a política do clube é colocar o sub-23 para disputar o Paranaense, Claudinei terá janeiro e fevereiro, além de um período de março, somente para a pré-temporada – a estreia no Nacional será na primeira semana de maio.

E isso, com a vantagem de poder planejar 2015 a partir de agora. "A nossa preocupação era essa. Fazer o planejamento para ganharmos tempo... Vamos procurar montar um Atlético forte para disputar títulos", diz o treinador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]