• Carregando...
Miguel Ángel Portugal em ação pelo Bolívar, contra o São Paulo, pela Libertadores de 2013: eliminação precoce no torneio continental |
Miguel Ángel Portugal em ação pelo Bolívar, contra o São Paulo, pela Libertadores de 2013: eliminação precoce no torneio continental| Foto:

Opinião

"Miguel Ángel Portugal é metódico, organizado e muito teórico"

Roberto Acosta, jornalista da Radio Deporte Bolívia

"O trabalho do Miguel Ángel Portugal no Bolívar teve coisas boas e ruins. Foi uma novidade no futebol boliviano. Jogou três campeonatos, venceu um e esteve próximo de ganhar outro, mas não soube defender uma vantagem de sete pontos [para o The Strongest]. É muito metódico, gosta de um jogo bem organizado, mas não teve a melhor relação com o grupo. É bastante teórico e na prática não foi tão bem. A individualidade de alguns jogadores do Bolívar o salvaram, pois quando teve lesões e suspensões, não conseguiu manter o mesmo nível."

Atleticanas

Ausência

O zagueiro Manoel não se reapresentou com o restante do elenco do Atlético, ontem, no CT do Caju. Ele já havia esticado as férias em 2011 e 2012. Os demais jogadores realizaram exames médicos e seguem com avaliações até segunda-feira.

Reforço

O Furacão confirmou o primeiro reforço para a temporada. É o volante Paulinho Dias, 25 anos, que estava na Chapecoense. Revelado pelo Cruzeiro, passou também por Ipatinga, Marília, Joinville, Guaratinguetá e Veranópolis.

Saindo

O atacante Pablo, que estava no Figueirense desde o ano passado, vai ser emprestado para o Real Madrid Castilla, o time B do gigante espanhol. O contrato fechado com o Atlético prevê seis meses de empréstimo, com o Real tendo a preferência de compra.

Mudanças

Depois do técnico Vagner Mancini e do preparador físico Moraci Sant’Anna, foi a vez de o auxiliar técnico Alberto Valentim não renovar contrato com o Furacão. Ele estava no clube desde 2012.

Mais um técnico gringo deve desembarcar no Atlético. Depois do alemão Lothar Mat­­thäus (2006) e do uruguaio Juan Ramón Carrasco (2012), o espanhol Miguel Ángel Por­­tugal está bem próximo de assinar com o Furacão – ele deve ser apresentado ao elenco entre amanhã e segunda-feira.

O treinador de 58 anos se encaixa no perfil que busca o presidente do clube, Mario Celso Petraglia: alguém estudioso e que estenda tentáculos sobre vários setores do CT do Caju que não apenas o comando técnico.

Autor de dois livros sobre metodologias de treinamento em futebol – um deles, Fútbol, medios de entrenamiento con balón: metodologia y aplicación práctica, com direito a prefácio do técnico da seleção espanhola Vicente del Bosque –, também se aventurou no campo da gestão esportiva, assumindo cargos diretivos no Córdoba-ESP e no Real Madrid.

O clube merengue, aliás, é o que uniu Portugal a Pe­­traglia. Eles se conheceram em 2008, quando o então presidente do Conselho Deliberativo viajou para a Europa em busca de parcerias. Encontrou na época o diretor esportivo do Real, que veio ao Brasil e conheceu o CT do Caju em agosto daquele ano, ciceroneado pelo dirigente atleticano. "Fiquei surpreso com o nível de limpeza, de organização e de profissionalismo do Atlético Paranaense", disse ele na época.

Eles se reaproximaram no final do ano passado. De férias na Espanha, o treinador pediu demissão do Bolívar, clube com o qual tinha contrato até junho de 2014, e ficou livre para assinar com o clube paranaense. Segundo a imprensa boliviana, ele teria desembarcado ontem mesmo em Curitiba para acertar os detalhes com o Rubro-Negro.

A recente trajetória de Mi­­guel Ángel no futebol sul-americano começou bem, mas terminou em crise. Fi­­cou em terceiro no Clausura de 2012 e foi campeão do Aper­­tura de 2013. No final do ano passado, porém, deixou escapar o título do Clausura na última rodada, depois de perder para o Potosí. Com isso, o treinador só rompeu uma relação já desgastada com a diretoria e a torcida do Bolívar.

A principal competição do ano para o Atlético é a Liber­­tadores, um torneio em que o treinador espanhol não teve sucesso na única oportunidade que disputou. Pela Pré-Libertadores – mesma fase que o Furacão entra –, foi eliminado no ano passado pelo São Paulo depois de vencer a primeira partida por 4 a 3, mas ser goleado por 5 a 0 na volta. O Rubro-Negro estreia no dia 29 de janeiro, contra o Sporting Cristal, no Peru.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]