Giancarlo comemora o primeiro gol do Paraná sobre o Atlético| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Novato Hugo Gumiero, de 21 anos, substitui Rodolfo no gol do Atlético diante do Paraná
Fernando Gabriel leva perigo ao gol do Atlético
Atleticano Guilherme tenta fugir da marcação do Paraná
Paranista Giancarlo marca o primeiro gol sobre o Atlético
Torcida do Paraná no clássico com o Atlético
Ricardo Silva e Giancarlo disputam a bola no clássico na Vila Capanema
Petkovic orienta o Atlético no clássico com o Paraná
Milton Mendes comemora a goleada sobre o Atlético que garantiu o Paraná no topo da tabela
Veja também
  • "Fomos desrespeitados", diz técnico do Paraná após garantir a liderança
  • Atleticano Otávio promete "atropelar" o Paraná no mata-mata
  • Giancarlo provoca o Atlético: "Fazer gol no time do fim da rua não tem preço"
CARREGANDO :)

O Paraná manteve a boa sequência de jogos sem perder e venceu com autoridade o Atlético por 4 a 0 neste domingo (09) na Vila Capanema pela 11ª rodada do Campeonato Paranaense, a última da primeira fase. O resultado foi o placar mais elástico que o Tricolor já aplicou no Furacão na história do clássico.

Com a vitória deste domingo, o Paraná assumiu a liderança da competição, com 18 pontos (mesmo número de pontos que J.Malucelli e Coritiba, mas com saldo de gols maior) e se prepara para enfrentar, novamente o time atleticano na próxima fase. O Furacão ficou na oitava colocação com 15 pontos.

Publicidade

O atacante Giancarlo foi o grande destaque da partida, marcando três gols e se tornando o artilheiro isolado do Estadual. o outro gol do Tricolor foi marcado pelo meia Fernando Gabriel.

Os dois times entraram em campo já classificados para a próxima fase, mas com desfalques importantes como o lateral direito Toty no lado do Paraná (lesionado) e o goleiro Rodolfo pelo lado do Atlético (suspenso). O jogo foi marcado pelo amplo domínio do Tricolor na Vila, que apostou em um esquema ofensivo e rápido. Com uma boa marcação no meio de campo, meia Lúcio Flávio comandou as ações diante de um adversário acuado e com muitas dificuldades de marcação.

O técnico rubro-negro Petkovic até tentou um esquema mais ofensivo no segundo tempo, mas deixou ainda mais espaços para o ataque paranista finalizar ao gol do novato goleiro Hugo Gumiero.

No mata-mata, Paraná e Atlético farão dois jogos de ida e volta. O Tricolor, fechar numa colocação melhor a primeira fase, decide a vaga para a semifinal em casa. Ainda não foi decidido se os dois jogos serão na Vila Capanema ou se a partida de ida, de mando do Rubro-Negro, será no Ecoestádio. As primeiras partidas das quartas de final serão no próximo domingo (16).

Durante a primeira fase da competição, o Paraná alternou bons e maus momentos, mas conseguiu – na reta final – uma sequência de sete jogos sem perder, dando moral para o time de Milton Mendes na próxima fase do Estadual.

Publicidade

Já o Atlético, depois de um começo irregular onde figurou na parte de baixo da tabela por muitas rodadas, conseguiu a classificação ao engrenar uma sequência de três vitórias nas últimas rodadas.

O jogo

O primeiro tempo começou com o Paraná se lançando com força ao ataque e sendo recompensado logo aos três minutos, quando o atacante Giancarlo recebeu o cruzamento do meia Fernando Gabriel e chutou forte no canto esquerdo alto, sem chances para o goleiro Hugo. O gol deixou o Atlético atordoado e os comandados de Petkovic tiveram muitas dificuldades para se livrarem do esquema avançado do Tricolor. Percebendo o mau momento do adversário, o time de Milton Mendes apertou ainda mais a marcação no meio de campo e explorou as laterais para chegar ao gol. Deu certo: aos 22’ Fernando Gabriel recebeu cruzamento pela esquerda dentro da área, limpou o zagueiro e fez o segundo gol do Paraná.

Perdido em campo, o Atlético pouco incomodou o goleiro Marcos. Nathan, destaque na partida contra o Maringá, tentou se infiltrar pelo meio e fazer jogadas individuais, mas a zaga do Paraná estava bem posicionada e afastou a bola nas vezes que foi exigido. Por outro lado, Hugo seguiu sendo exigido nos arremates do Paraná, que se seguiram até o juiz apitar o intervalo. "É a nossa melhor apresentação no Estadual, estamos chegando e tem que ser assim daqui para frente", comentou o meia Lucio Flávio. Enquanto o capitão do Tricolor se mostrou contente com o desempenho da equipe, o volante Juninho, do Atlético, foi sincero em sua avaliação do primeiro tempo. "Não entramos em campo, estamos desligados", comentou o atleta.

Na segunda etapa Petkovic colocou em campo o volante Otávio e o atacante Crislan, que foram titulares na última vitória da equipe, apostando em um esquema tático mais ofensivo. O Atlético passou a atacar com mais qualidade do que no primeiro tempo, mas continuou cedendo muitos espaços para o adversário explorar. Tanto que aos 14’ o Paraná encontrou seu terceiro gol. Após uma cobrança de falta de Lúcio Flávio, o zagueiro Naylhor cabeceou, Hugo soltou a bola e Giancarlo, bem posicionado, aproveitou para fazer o gol.

Publicidade

Não deu tempo do time de Petkovic se reorganizar, pois aos 16’ o mesmo Giancarlo recebeu um bom passe de Fernando Gabriel na entrada da área e, sem marcação, chutou forte no canto esquerdo marcando o quarto gol do Tricolor. Com a vitória encaminhada, o técnico Milton Mendes trocou algumas peças para garantir o placar e, enquanto a torcida do Paraná fazia a festa nas arquibancadas, o time do Atlético se limitava a marcar no meio de campo para evitar uma goleada maior. Quando o juiz apitou o fim da partida, o Paraná saiu de campo com a tão esperada liderança do campeonato e pronto para enfrentar, novamente, o Atlético nas quartas de final do Paranaense.

Paraná 4 x 0 Atlético