• Carregando...
Torcida atleticana no Couto Pereira. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Torcida atleticana no Couto Pereira.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
  • Torcida invade o campo após a conquista do título estadual de 1982, contra o Colorado, embrião do Paraná. Primeiro título na casa verde.
  • O m aior de todos: vitória contra o Flamengo estelar de Zico, em 1983, recorde de público na casa do rival, com 67.391 pessoas.
  • Duelo histórico de 1983 contou também com grande torcida flamenguista, espécie de Barcelona dos anos 80.
  • Pelé foi a atração da tarde de 11/11/73, quando o Atlético perdeu para o Santos no então Belfort Duarte. Gol do Rei.
  • Em 1970, novamente Pelé era a atração, impulsionado pelo tri do México. O Furacão venceu por 1 a 0, mas os pequenos rubro-negros queriam ver o camisa 10.
  • Atlético e Cruzeiro , em 1976, pelo Brasileiro. Futebol roots com chuva, lama, pouco público e muita disposição. Empate por 1 a 1, gol de Palhinha para os mineiros e Marinho para os paranaenses.
  • Mais um duelo do Brasileirão de 73. Empate entre Atlético e Grêmio: 1 a 1. Sicupira marcou para os paranaenses, Ancheta fez dos gaúdhos.
  • Nilson Borges marca contra o Fluminense no Robertão de 1970. Jogo ficou no 1 a 1.
  • Em 1974, Zico comandou a vitória do Flamengo contra o Atlético. O placar de 2 a 1 teve gol do Galinho.

No duelo contra o Grêmio, nesta quarta-feira (16), às 21 horas, o Atlético completará seu jogo de número 106 como mandante no Couto Pereira em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro.

GRÁFICO: veja o desempenho do Atlético no Couto Pereira

O retrospecto do Furacão na casa coxa-branca no Nacional é mediano. No total, são 42 vitórias, 33 empates e 30 derrotas, aproveitamento de 50,47%. A trajetória rubro-negra no estádio do arquirrival começa em 1968, quando a principal disputa nacional existia sob o rótulo de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o popular Robertão. A praça esportiva do Alto da Glória, por sua vez, ainda se chamava Belfort Duarte.

TOP 5: momentos marcantes do Atlético como mandante no Couto

Atlético volta a mandar jogo na antiga ‘segunda casa’ Couto Pereira

Leia a matéria completa

Naquele ano, o Atlético recebeu o Bangu no lar alviverde no dia 1.º de dezembro. O resultado foi um empate por 2 a 2. Dois anos depois, em 1970, os atleticanos mandaram outros doze duelos no local pelo Robertão, com destaque para uma vitória por 4 a 1 sobre o Vasco em 22 de novembro de 1970. Ao todo, foram 13 jogos, quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas do Furacão atuando no Belfort Duarte pelo Robertão.

ENQUETE: quem vai vencer o Atletiba?

Ainda na época do Belfort Duarte, o Atlético mandou outras 41 partidas no local entre os Brasileiros de 1973 e 76. Foram 19 vitórias, 13 empates e nove derrotas, aproveitamento de 56,91%. Após reformas no estádio e a mudança de nome para Major Antônio Couto Pereira, sua identidade atual, o Furacão prosseguiu utilizando a ‘segunda casa’.

CARNEIRO NETO: time de maior torcida passou décadas como um sem teto

Entre os anos de 1977 e 1997 foram 49 jogos, com 19 vitórias, 14 empates e 16 derrotas, aproveitamento de 48,2% dos pontos. As últimas partidas no Couto como mandante foram em 2005: contra Figueirense e Fortaleza, mas com portões fechados. Na época, o clube havia recebido uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e teve de mandar dois jogos com portões fechados e fora da Arena da Baixada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]