• Carregando...
Pedras para calçamento das imediações do Couto Pereira podem servir de armas para vândalos em confrontos de torcedores | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Pedras para calçamento das imediações do Couto Pereira podem servir de armas para vândalos em confrontos de torcedores| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Amador

Decisão rubro-negra diminui clássicos nas categorias de base

A rivalidade entre Coritiba e Atlético, que será o principal tempero do Paranaense neste domingo, só poderá se repetir neste ano em caso de uma final do Estadual. Os dois times estão em divisões diferentes no Brasileiro. Nem mesmo na principal etapa das categorias de base os rivais poderão medir forças no ano. Isso porque o Rubro-Negro adotou uma estratégia diferente para 2012, abrindo mão de disputar o regional sub-20 para criar uma equipe sub-23 – cujo elenco também inclui atletas não aproveitados no time principal. "Sem a presença do Atlético acaba um pouco aquela graça de disputar o campeonato. Todos gostam de jogar Atletiba na base", admitiu Zé Carlos, técnico do Coxa sub-20, atual campeão da Dallas Cup. "São maneiras diferentes de trabalhar. Não tem certo e errado", opinou Zé Carlos. O Atlético não quis se pronunciar.

Ingressos

O Coritiba iniciará a venda de entradas para o Atletiba – ao custo de R$ 95 e R$ 190 – amanhã às 10 horas. Os sócio-torcedores que quiserem ir ao jogo precisam atualizar suas carteirinhas até sábado às 17 h. Para isso, a partir de amanhã a central de atendimento funcionará até as 21 horas.

O Atletiba que tende a de­­­­cidir o segundo turno no domingo deve ocorrer apenas com a torcida coxa-branca no estádio, invertendo o que ocorreu no confronto do primeiro turno. A expectativa é que a decisão, que tem de receber o aval da federação para ser oficializada, seja referendada hoje pela manhã em uma reunião com todas as partes envolvidas no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

A PM convidou representantes dos clubes, das tor­­­­cidas organizadas, do Mi­­­­nistério Público e da Fe­­­­­­­­deração Paranaense de Futebol para participar do encontro. A discussão do esquema de segurança do jogo, ponto principal da reunião, passa obrigatoriamente pela definição de presença ou não dos visitantes no Alto da Glória.

O Atlético estará representado apenas por um responsável pela segurança do time, segundo informações do clube. Ele irá tratar somente da escolta até o estádio, dando a entender que não brigará para que sua torcida possa assistir ao vivo ao clássico, cumprindo o acordo feito em fevereiro com o Alviverde. A diretoria do Coritiba já adiantou que também pretende fazer valer o trato firmado para a Quarta-Feira de Cinzas.

Pedras

Mesmo que apenas os donos da casa tenham acesso ao estádio, o grande número de pedras soltas no entorno do Couto Pereira, fruto de obras da prefeitura no local, passa a ser um dos motivos de preocupação. Grupos de torcedores podem usá-las como armas em eventuais confrontos. Via assessoria de imprensa, a Secretaria de Obras garantiu que tudo será recolhido até sexta-feira.

Responsável pela organização do Estadual, a federação não atendeu aos telefonemas da reportagem para tratar do assunto.

O resultado das conversas de hoje pela manhã pode virar item obrigatório para o Atletiba. A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) solicitou que a entidade force os clubes e a federação a apresentarem antecipadamente o plano de ação especial para o confronto. O tribunal irá julgar esse pedido amanhã.

A alegação da procuradoria é se assegurar de quais medidas serão tomadas para evitar as confusões comumente registradas em dias de clássico na cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]